A energia contagiante deu o tom de toda a cerimônia de abertura da 13ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) na noite desta sexta feira, 1º , em Criciúma. Da apresentação da Apae de Urusunga, que contemplou a todos com a “Dança do Guerreiro”, à Banda Marcial da Satc, que coreografou vários sucessos nacionais, o evento foi marcado pela emoção do início ao fim.
A entrada da tocha foi um dos pontos altos da abertura (Foto: Heron Queiroz/Fesporte)
Por fim, nos discursos das autoridades, o secretário de Turismo Cultura e Esporte, Leonel Pavan pediu que todos se abraçassem, solicitação prontamente atendida. Antes, porém, destacou que todos ali estavam imbuídos em fazer os melhores Parajasc da história.
O presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Junior, o Vadinho, agradeceu ao trabalho dos professores de educação física e disse que a dedicação esportiva dos atletas era exemplos para todos. Durante seu discurso o dirigente distribui o livro do Guga às Autoridades e atletas citando o irmão do campeão de tênis, Guilherme (que tinha paralisia cerebral), como uma das fontes de inspiração do campeão de Roland Garros.
O prefeito de Criciúma, Clésio Savaro, destacou que estava feliz em sediar o evento enfatizando que os Parajasc deixam uma linda mensagem de superação e lição de vida.
Um dos destaques foi o acendimento da pira dos Jogos feito pelos atletas criciumenses Ramon Colombo, Jean Carlos Padilha (do tênis de mesa) e Marlete Vicente (do lançamento do disco) e do juramento do atleta proferido por João Paulo Gregorini (natação).
As competições começaram no sábado, 2, e seguem até o dia 6. Estão no programa: atletismo, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, bocha paralímpica, ciclismo, futsal, golbol, handebol em cadeira de rodas, natação, tênis de mesa e xadrez, nos segmentos de deficiência física, auditiva, intelectual e visual.
Os Parajasc são uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional local e a Prefeitura de Criciúma.
Assessoria de Comunicação - Fesporte