O Conselho Estadual de Cultura realizou na terça-feira, 21, na Casa da Cultura de São José, uma reunião descentralizada com representantes de municípios da Grande Florianópolis para discutir temas como gestão, financiamento e desenvolvimento cultural, criação de novos Conselhos e a importância da adesão ao Sistema Nacional de Cultura com a implantação do chamado CPF da Cultura [Conselho, Plano e Fundo].
Pela manhã, o grupo foi conduzido pelo historiador Nelson Feliz dos Santos em visita técnica ao Centro Histórico de São José, passando pela Bica da Carioca, antiga fonte pública de água potável construída em 1840, Teatro Adolpho Mello, inaugurado em 1856 e que passa por processo de restauro, e a Igreja Matriz de São José, iniciada no século XVIII.
Os três locais compõem, juntamente com outros prédios, patrimônio de grande valor histórico-cultural do município. Parte das obras de restauro já realizadas no Teatro e na Igreja contou com recursos viabilizados pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), por meio do Fundo de Incentivo à Cultura (Funcultural).
Durante a tarde, o grupo discutiu sobre a importância da composição dos conselhos municipais para fortalecer a gestão cultural e construir políticas públicas. Também foi apresentada a experiência da Capital em ações de orçamento público e mecenato.
Além dos membros do Colegiado, participaram da reunião representantes de Antônio Carlos, Florianópolis, Garopaba, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, São Bonifácio, São José, São João Batista e Santo Amaro da Imperatriz.
Ascom/SOL