A tradicional cerimônia do fogo simbólico que anuncia a 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) foi realizada noite de quinta-feira, 19, na Sociedade Esportiva Bandeirante, em Brusque.
Em alusão às Olimpíadas de origem na Grécia, a cerimônia teve seu ápice com a entrada do fogo simbólico Foto: Heron Queiroz
O salão nobre do Bandeirante esteve repleto para o ato do acendimento do fogo que representa a essência dos Jogos Abertos de Santa Catarina. No berço dos Jasc, onde o empresário Arthur Schllösser deu início à principal competição esportiva em 1960, a emoção tomou conta dos presentes. Recheado de simbolismos, como o recebimento da bandeira dos Jogos pelo município sede da 57ª edição, o ponto alto da noite, claro, foi com o acendimento da pira.
O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, e o vice-prefeito de Lages, Juliano Polese, tiveram a honra de decretar mais um passo para o início da 57ª edição dos Jasc. O ato também contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Francisco Antônio dos Anjos.
Em alusão ao fogo olímpico, referente às Olimpíadas de origem na Grécia, a cerimônia em Brusque teve o seu ápice com a entrada do fogo simbólico. A tocha dos Jasc foi acesa pela neta de Arthur Schllösser, Eugência Schllösser. Em seguida, Juliano e Jonas acenderam a pira da 57ª edição dos Jogos.
"É um motivo de alegria, reabitando os Jogos Abertos de Santa Catarina, isso nasceu em 1960. Como prefeito, é uma alegria e uma satisfação, realmente os Jogos Abertos integram todos os municípios de Santa Catarina. É uma satisfação, pois isso marca uma nova etapa, estamos voltando ao que éramos. É um motivo de alegria acender esse fogo" disse o prefeito de Brusque.
Emocionado, o presidente da Fesporte, ressaltou a importância do esporte na sociedade catarinense. "Estamos aqui hoje onde tudo começou. O fogo jamais vai apagar, pois Brusque e a Fesporte não vão deixar. Não vamos deixar essa chama perder a força."
Lages recebe da Fesporte a bandeira dos Jogos Abertos
Representado por Juliano Polese, vice-prefeito e também presidente da Comissão Central Organizadora, o município-sede Lages recebeu das mãos do presidente da Fundação Catarinense de Esporte, Erivaldo Nunes Caetano, a bandeira dos Jogos Abertos. O ato simbólico representou a oficialização da cidade como a detentora, por nove dias dos Jasc.
"É uma responsabilidade muito grande de realizar um evento tão grandioso como esse, mas tenho a certeza de que será uma experiência inesquecível para atletas e comunidade em geral", disse o vice-prefeito.
Emoção toma conta dos homenageados
Nove nomes que muito fizeram para Santa Catarina foram homenageados e, certamente, na noite desta quinta-feira, foi o momento de maior emoção e também aplausos pelo público presente.
Arthur Schlosser (in memoriam), Rubens José Facchini (in memoriam), Orlando Francisco Muller, Ruth Mosimann Hoffmann, Vinícius José Bado, Bruno Appel, Osni Cesar Muller e Rudi Nodari. Todos exibiram muita emoção no momento de receber uma placa de agradecimento pelo serviço prestado ao esporte catarinense.
Nove nomes que fazem parte da história do esporte catarinense foram reverenciados Foto: Heron Queiroz/Fesporte
A chama dos Jogos Abertos de Santa Catarina desembarca em Lages e, no dia 3 de novembro, iniciará a 57ª edição. A competição seguirá até o dia 11, com a expectativa de reunir mais de 4 mil atletas para a disputa de 26 modalidades.
Informações adicionais para a imprensa
Renan Koerich
Assessoria de Imprensa
Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ 9 9959-8096
Site: www.fesporte.sc.gov.br