A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e o município de Lages apresentaram nesta quarta-feira, 4, os 57º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) na Assembleia Legislativa, ocasião em que os deputados estaduais e toda a sociedade catarinense foi convidada a prestigiar o evento. Os Jasc ocorrerão de 3 a 11 de novembro e deverão reunir cerca de 4 mil atletas na principal cidade da Serra catarinense.
O secretário da SOL, Leonel Pavan, destacou a importância do evento para os municípios que formam seus atletas e para a cidade-sede, que terá sua economia movimentada durante os nove dias de competições. Pavan destacou que uma das novidades deste ano será o troféu dos Jasc, que será entregue à cidade campeã e terá caráter transitório. A peça ficará exposta por 10 dias no hall da Assembleia.
Em Lages, os locais de competição já estão passando por testes e recebendo os últimos reparos para as disputas. O governo estadual investirá R$ 2,5 milhões nos Jasc, com contrapartida de 25% do município. “Vamos acolher bem quem for a Lages e criar uma experiência que seja inesquecível para todos que lá estiverem”, disse o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) e vice-prefeito de Lages, Juliano Polese. A última vez que Lages sediou os Jogos foi em 2002.
Para o presidente da Fesporte, Erivaldo Caetano Junior, Lages deverá realizar os melhores Jasc da história da competição, que teve início na década de 1960, em Brusque. “É sempre um grande desafio realizar os Jasc, mas temos a certeza que o município de Lages, com o apoio do governo estadual, por meio da SOL e da Fesporte, fará uma das melhores edições dos Jogos”, disse.
A edição 2017 dos Jasc contará com 26 modalidades esportivas. As disputas começam no dia 3 de novembro e a cerimônia de abertura será no mesmo dia, às 20h, no ginásio Jones Minosso. A exceção são as provas do remo, que ocorrerão em Florianópolis nos dias 28 e 29 de outubro.