O Conselho Estadual de Cultura do Estado de Santa Catarina vem a público lamentar o fechamento da exposição “QueerMuseu: Cartografias das Diferenças na Arte Brasileira”ocorrida no Espaço Cultural Santander, em Porto Alegre/RS, que contava com mais de 250 obras de importantes artistas como Alfredo Volpi, Candido Portinari, Lygia Clark, dentre outros nomes de referências, seja no âmbito nacional ou no internacional.
Acreditamos que a arte, enquanto exercício de liberdade pessoal, é uma forma plural de expressão e reflexão humana e, por isso mesmo, problematiza assuntos que muitas vezes tangenciam o convívio em sociedade, como o preconceito, a violência, a intolerância e a discriminação. Nesse sentido, portanto, é de se lamentar todo e qualquer cerceamento da liberdade de pensamento e de expressão artística.
É com base nestas premissas que o Conselho Estadual de Cultura do Estado de Santa Catarina se solidariza aos artistas e curadores da exposição e torna público seu apoio para que continuem produzindo e proporcionando cada vez mais o que a arte pode nos oferecer de melhor: a liberdade de expressão e o exercício do pensamento crítico.
Fonte: Site do CEC