A- A A+

Jovens catarinenses, com idade entre 12 e 14 anos, embarcam nesta segunda-feira, 11, para Curitiba (PR), para representar Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude, que acontecem de 12 a 21 de setembro. A delegação composta por 162 atletas disputará 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Ao todo, participam 77 escolas de 37 municípios do estado.

Jesc Foto Antonio Prado

Para Josélia Maranho, gerente de esporte de base e inclusão da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e chefe do Time Santa Catarina, os Jogos Escolares da Juventude são uma grande oportunidade para os jovens aprenderem diferentes valores, em diferentes aspectos. “Eles têm uma excelente convivência, conhecimento e confraternização com os demais atletas dos estados brasileiros. Todos têm em média de 100 a 190 alunos, que se reúnem nas refeições, além de ter uma área muito legal de conivência que COB oferece”, destaca Josélia.

Atuais medalhistas tentam repetir o feito de 2016

Das 35 medalhas que Santa Catarina conquistou em 2016, algumas podem se repetir. Daniel Augusto Raduenz, da Escola Básica Municipal Almirante Barroso, de Pomerode, levou o ouro no lançamento de dardo em 2016 e disputará a prova mais uma vez. Já Ana Carolina Souza, da Escola Municipal Machado de Assis, de Blumenau, conquistou três medalhas de prata na ginástica rítmica no ano passado e volta para as competições de 2017 em 13 categorias da modalidade.

Outro destaque individual vai para Kauan Figueroa Sttocco, de Caçador. O jovem, de 14 anos, do Colégio de Aplicação da Uniarp, é o único atleta catarinense que se classificou para mais de uma modalidade da etapa nacional. Além de integrar a equipe de handebol masculino, Kauan também foi campeão catarinense no badminton e vai disputar as categorias de simples, duplas e duplas mistas.

Os Jogos Escolares da Juventude

Organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 já haviam participado dos Jogos Escolares, entre eles Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, e Hugo Calderano, do tênis de mesa.

Além das competições, os jovens atletas terão à disposição em Curitiba uma série de eventos paralelos. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos.


Fotos: Antônio Prado / Fesporte

Fonte: Assessoria Fesporte

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito