Quase 400 mil visualizações, mais de 4,1 mil compartilhamentos e 1,7 mil comentários são os números dos primeiros 10 dias do vídeo viral no Facebook do projeto O Sul É Meu Destino. Protagonizado pelo personagem Mustafary, interpretado pelo comediante Marco Luque, da Rede Globo, o vídeo pode ser conferido em https://www.facebook.com/marcoluque/videos/10155936397282573/.
O viral é uma das ações da campanha publicitária do projeto O Sul É Meu Destino, lançado dia 25 de agosto no Beto Carrero World, em Penha, pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão; pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Leonel Pavan; pelo presidente da Embratur, Vinícius Lummertz; e por representantes dos Estado do Paraná e do Rio Grande do Sul.
Com o conceito “Sul. Não dá para contar, tem que conhecer” e um investimento estimado em R$ 5 milhões, a campanha visa a atingir jovens, casais, famílias e o turista de negócios. Para cada um desses segmentos, haverá mensagens específicas. Serão anúncios em meios impressos (jornais e revistas), TV e banners em locais estratégicos como metrôs e aeroportos. Os comerciais de 30 segundos exibidos nas emissoras de TV sob os temas Gastronomia, Cataratas e Festas podem ser conferidos no canal da SOL no YouTube em https://www.youtube.com/channel/UC-lz8Qh0bs-IxGtkeF_mNDQ
Nas redes sociais, a estratégia publicitária inclui o engajamento de influenciadores digitais e de personalidades nascidas na região. Serão quatro fases: a primeira com um personagem de grande apelo nacional; a segunda com youtubers que falam para públicos específicos; e a terceira, no Twitter, com celebridades nascidas no Sul. O cantor paranaense Michel Teló, a apresentadora gaúcha Renata Fan e a modelo catarinense Mariana Weickert vão interagir pelas redes promovendo seus estados de origem. Na última etapa, alguns dos mais importantes blogueiros de viagem do Brasil vão divulgar os destinos do Sul nos seus canais. A campanha segue até o dia 23 de setembro com foco nas cidades de Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, responsáveis pela emissão de 70% dos turistas brasileiros.
A inciativa do projeto O Sul É Meu Destino partiu de Santa Catarina no primeiro semestre deste ano e rapidamente ganhou a adesão do ministro Marx Beltrão. O projeto foi lançado neste período do ano porque é nesta época do ano que as pessoas começam a se organizar para viajar no verão. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo, de todos os brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses, 14,4% desejam ir para o Sul. A expectativa é que a campanha gere um crescimento de 10% no número de visitantes. Hoje, o turismo é responsável por cerca de 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina.
Informações adicionais para a imprensa:
- Eduardo Correia
- Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
- Fone: (48) 3665-7436/7456
- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Site: www.sol.sc.gov.br