A- A A+

A antiga sede do Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia de Itoupava Central será restaurada e vai abrigar o Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau. Idealizado por integrantes da sociedade, o projeto de revitalização e criação do espaço cultural foi aprovado pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e vai receber investimento de R$ 1.167.500,00 através do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Fundesporte) e da Prefeitura de Blumenau. O local, situado no nº. 10.377 da Rua Dr. Pedro Zimmermann, está em fase de preparação para as obras do restauro, cuja previsão de conclusão e inauguração é junho de 2009. "Além de recuperar um equipamento importante do patrimônio histórico da cidade, o projeto criará uma referência para as futuras gerações e para o turismo, dedicado à história dos nossos clubes de Caça e Tiro e feito para preservar e disseminar essa herança cultural em Santa Catarina", considera o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.

"A revitalização do antigo Concórdia e a instalação do Museu dos Clubes de Caça e Tiro em suas dependências são uma vitória para a cultura blumenauense, vencida após anos de dedicação para evitar que o espaço desaparecesse e para estabelecer ali um símbolo da importância das sociedades culturais na construção de Blumenau", destaca a presidente da agremiação, Ingelore Liesenberg.

Inaugurado em 1899, o Concórdia de Itoupava Central tem 109 anos e é um dos mais antigos clubes de Caça e Tiro de Blumenau.  A casa enxaimel onde funcionaram o bar e a residência do ecônomo da sociedade foi a única estrutura mantida após demolição do antigo salão e da área esportiva, ocorrida em 1994. Cadastrada como Patrimônio Histórico de Blumenau e atualmente em processo de tombamento patrimonial – o que vai garantir sua preservação definitiva –, a edificação colonial era completada por uma área perpendicular com sala de jantar, cozinha e dependências de serviço que formam o conjunto arquitetônico a ser restaurado.

"Trata-se de uma das primeiras construções edificadas pelos imigrantes do município que serviu como um centro de manifestações sociais e culturais da região, o que torna imprescindível sua revitalização e transformação em museu das sociedades", afirma a historiadora e diretora do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva da Fundação Cultural de Blumenau, Sueli Petry.

Na área de 475 metros quadrados a ser reformada, serão instaladas as salas de exposição e reserva técnica, administração, mezanino, banheiros e cozinha. Na parte externa da edificação, completam a obra estacionamento para carros e ônibus de turismo, bicicletário, praça de passeio e acesso especial para deficientes físicos.

O acervo do museu será composto por fotografias, documentos, armas antigas, faixas de reis, rainhas, cavalheiros e princesas, campeões, medalhas, troféus, bandeiras, utensílios como pinos de bolão, marcadores, alvos e materiais relativos às atividades e fatos mais marcantes da história dos 40 clubes blumenauenses.

"As diretorias e os integrantes das sociedades serão mobilizados a participar da montagem de todo o acervo através de doações. É deles que virá a contribuição de dados, objetos e documentos históricos", frisa o presidente da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, Moacyr Flor.

A criação do Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau foi aprovada em 2002 através da Lei Nº. 5843, de autoria do vereador Rufinus Seibt. O espaço cultural é o único do gênero no país, onde também existem atividades de agremiações culturais tradicionais em estados como Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

O projeto arquitetônico da restauração é assinado pela empresa Ornato Arquitetura, de Florianópolis. A execução da obra fica a cargo da BPS Construtora, de Blumenau.

Assessoria de Imprensa Museu Clube da Caça e Tiro

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito