Publicado na quarta-feira, 12, no Diário Oficial do Estado, o Decreto 1.221/2017 que atualiza as regras do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte. Dentre as disposições, o destaque é a consolidação das 15 categorias, que já vinham sendo premiadas desde 2013 por meio de edital.
A atualização do decreto era um pleito de longa data da Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte (SOL), responsável pela premiação. O decreto anterior, de 2011, contemplava apenas sete categorias. Contudo, a equipe da SOL avaliava que era necessário ampliar as categorias direcionadas ao paradesporto e separar por naipes feminino e masculino, valorizando e reconhecendo um número maior de ícones esportivos do estado.
As sugestões de atualização encaminhadas ao governador Raimundo Colombo resultaram de muitas discussões envolvendo representantes da SOL, Conselho Estadual de Esportes, Fesporte, Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e Instituto Guga Kuerten.
O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte foi criado por meio do Decreto 1.279 de 16 de abril de 2008, com o objetivo de homenagear atletas, entidades, técnicos e equipes catarinenses que tiveram destaque especial ao longo do ano. Outras duas alterações já haviam sido feitas, por meio dos decretos 3.515/2010 e 559/2011.
Confira aqui a lista de agraciados desde a criação do Troféu Guga Kuerten
Ascom/SOL