A- A A+

Entre os dias 9 e 11 de agosto serão realizados em Joinville o VI Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e a V Mostra de Produtos Tradicionais. As atividades serão no campus da Universidade da Região de Joinville – Univille.

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) é uma das instituições que integram a comissão organizadora. O encontro terá o intuito de discutir os caminhos e os benefícios que as Indicações Geográficas e as Marcas Coletivas podem trazer para o desenvolvimento regional. Entre as vantagens de se obter uma Indicação Geográfica estão a preservação do patrimônio cultural imaterial e o reposicionamento de produtos tradicionais no mercado, com geração de emprego e renda. Além disso, a Identificação Geográfica de produtos é importante para o desenvolvimento do turismo porque esses produtos passam a ser atrativos diferenciados no país.

Na última edição participaram representantes de 90 municípios brasileiros, oriundos de 17 estados da federação. As inscrições são gratuitas, porém limitadas, e devem ser feitas no site do evento. Esta edição do Workshop contará com representantes de Israel, França, Portugal e Estados Unidos.

Atualmente, em Santa Catarina o único produto que possui Indicação Geográfica é o vinho de uva Goethe, produzido na região de Urussanga. O reconhecimento foi conquistado em 2011.

Ascom SOL

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito