Técnicos da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte participam, nesta quinta-feira, 08, de um workshop que integra a elaboração do Plano de Desenvolvimento Catarinense para 2030. As atividades acontecem na Escola de Governo (ENA), em Florianópolis e a iniciativa é da Secretaria de Estado do Planejamento, com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
Também estão presentes representantes dos Conselhos de Turismo, de Cultura e de Esporte de Santa Catarina.
Por meio de trabalhos em grupos, os participantes apresentam propostas de objetivos estratégicos, diretrizes e indicadores com a orientação do professor da UFSC, Pablo Bittencourt. Como preparar os setores do turismo, da cultura e do esporte, além de indústria, comércio, ciência e tecnologia, compõe a dimensão Desenvolvimento Econômico do Plano SC 2030.
Sobre o Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030
O Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 abordará quatro grandes dimensões: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública. É uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, em cooperação com a UFSC e com apoio da FAPESC.
Será construído de forma participativa a partir do estabelecimento de indicadores, metas, objetivos e estratégias como instrumento auxiliar para a ação governamental em Santa Catarina. Busca responder as seguintes questões: onde estamos, aonde queremos chegar, como vamos chegar lá e com quais instrumentos de governança.
Até final de junho serão realizados workshops setoriais abordando os temas: indústria, comércio, ciência e tecnologia; pessoal e finanças; cultura, esporte e turismo; saúde; educação; segurança pública; assistência social, trabalho e habitação; agricultura e pesca; meio ambiente; infraestrutura; mobilidade urbana. Depois dessa etapa, a equipe técnica fará entrevistas com especialistas de cada área e apresentará o conteúdo em workshops regionais (Grande Florianópolis, litoral norte, litoral sul, Planalto Serrano, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Meio Oeste e Oeste).
Ascom SOL,
con informações da Secretaria de Planejamento.
Foto: Saul Oliveira