A- A A+

As iniciativas de apoio do Ministério do Turismo a municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram o principal assunto da 27ª Reunião dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo, promovida na última semana em Brasília. Representantes do Departamento de Ordenamento do Turismo (Deotur) expuseram aos gestores públicos de 24 Unidades da Federação presentes, ações voltadas à preparação de destinos para a atividade. A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina foi representanda pela Gerente de Políticas de Turismo, Gisella Ribeiro.

Entre as ações apresentadas estavam a atração de investimentos, a concessão de crédito por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e do Prodetur Nacional, bem como a formatação de produtos e elaboração de planos de marketing. Presente ao encontro, o secretário nacional de Estruturação do Turismo, Henrique Pires, defendeu união de esforços pelo desenvolvimento do setor. “Se você não tiver um local estruturado para receber bem o turista, ele não retorna. E os interlocutores estaduais são fundamentais nesta construção. A nossa Secretaria está aberta para atuar como um instrumento de fomento”, informou.

A pauta também incluiu assuntos como a categorização de municípios turísticos; a lei do Novo Marco Regulatório (nº. 13.019/14) que normatiza parcerias entre a administração pública e organizações civis, além da atualização do Mapa do Turismo Brasileiro.

O mapa, ferramenta que norteia a definição de políticas e o repasse de recursos pelo MTur, encontra-se em processo de atualização. O diretor do Deotur, Rogério Cóser, destacou que os interlocutores podem estimular adesões. “Há necessidade de conscientizar os gestores do porquê de participar do mapa. O objetivo é que, lá na base, eles informem que a inclusão permite vários benefícios”, explicou.

Técnicos do ministério detalharam o procedimento de atualização do Mapa, cuja primeira etapa termina no próximo dia 31 de maio. Os gestores terão até o fim de maio para reunir os documentos necessários e realizar oficinas regionais e estaduais. Pelo cronograma de atualização do Mapa, a partir de 1° de junho começa o prazo de inserção dos dados no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo e de validação das regiões definidas por fóruns e conselhos de Turismo. O processo de revisão termina em 31 de julho.

Texto: Ascom MTur
Foto: Gustavo Messina/ MTur

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito