A- A A+

O Governo do Estado deve firmar acordo para cooperação e intercâmbio empresarial, cultural e turístico com o governo da Província de Bergámo, do Norte da Itália. O encontro preparatório neste sentido foi feito nesta segunda-feira (3) pelo vice-governador Leonel Pavan, que participa da "Feira Campionaria", evento multisetorial de Negócios, Turismo e Comércio. Pavan e a comitiva da qual fazem parte o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, foram recebidos pelo presidente da Província de Bérgamo, Valério Bettoni e pelo senador italiano, Renato Perini, na sede administrativa do governo. "Estamos abrindo novas portas para o turismo cultural em Santa Catarina", disse Knaesel.



O acordo de cooperação deve ser oficializado até o final do mês de dezembro deste ano, quando está programada uma visita do governador da Província a Santa Catarina acompanhado de uma comitiva de empresários italianos interessados em investir no Estado, principalmente na área da Construção Civil, Metal-mecânico e Têxteis. "Há laços fortes de integração entre Santa Catarina e o Norte da Itália, face aos imigrantes e seus descendentes", disse Leonel Pavan após o encontro, acrescentando que essa característica vai facilitar o intercâmbio. "Tal como Santa Catarina, a região de Bérgamo tem diversidade de produtos e empresas e no setor Turístico".

O presidente da Santur, Valdir Valendowski, que também participou do encontro, confirma a afinidade cultural e econômica com Santa Catarina. Segundo ele, além de apresentar os roteiros turísticos do Estado, tanto a Santur como a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte aproveitaram a realização do evento para manter contatos empresários e representantes no setor público na área da Gastronomia, Cultura e Meio Ambiente.

Anita Garibaldi e Controle Ambiental - A comitiva catarinense, integrada ainda pelo secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, visitou também a cidade de Ravena, onde está sepultada Anita Garibaldi. Foi apresentado um projeto cultural em uma ação de parceria de intercâmbio de estudantes daquela cidade com a região Sul do Estado, mas precisamente Laguna, Imbituba e Imaruí, onde a ação de Anita e Giuseppe Garibaldi foi fundamental por ocasião da República Juliana.

Outro projeto deverá ser desenvolvido com a Universidade de Bologna, onde um itinerário turístico vai refazer os passos de Garibaldi em terras catarinenses. Já na região de Emilia Romagna, em Cesenático, o secretário de Turismo e o presidente da Santur conheceram o Centro de Pesquisa Marinha e de Controle Ambiental. A idéia é firmar uma parceria com a região italiana na área de monitoramento das águas do litoral catarinense, com o objetivo de estabelecer um controle de qualidade e preservar a vida marinha e suas riquezas naturais.

Outra reunião e visita aconteceu na Escola de Culinária de Serra Mazzoni, em Modena, que trabalha com a culinária interna e de campanha na Itália, onde foi assinado acordo de cooperação para que os "chefs" catarinenses façam estágio de aperfeiçoamento.

Gabinete do vice-governador

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito