O município de Urubici, na Serra Catarinense, sedia a 13ª edição da Festa Nacional da Hortaliça (Fenahort). Na manhã desta sexta-feira, 24, uma solenidade marcou a abertura oficial do evento, com a presença do governador Raimundo Colombo e do secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, além de outras autoridades.
Até domingo, 26, o público que for ao parque de exposições Manoel Prá poderá visitar estandes da indústria e do comércio, provar os produtos e conhecer os serviços prestados por entidades que atuam no município e por órgãos do Governo, como a secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte. A programação também conta com shows nacionais.
Eventos como a Fenahort promovem o turismo, de acordo com o secretário de Estado Leonel Pavan. Segundo ele, Santa Catarina é um Estado privilegiado pela diversidade de opções. “Se o Litoral tem sol, praia e mar, a Serra oferece o turismo de inverno com suas belas paisagens, a comida típica, o vinho de altitude. Temos o diferencial de encontrar atrativos turísticos em todas as regiões de Santa Catarina”, apontou.
O governador destacou que além de divulgar o município, o evento também favorece o debate sobre as formas de capacitar cada vez mais os produtores, ampliar e modernizar a produção. “Essa discussão é importante porque o Estado consegue traçar uma linha de ação, priorizar o encaminhamento das demandas e potencializar o que já está dando certo”, observou.
Sustentabilidade
Integrando a programação da Fenahort, está acontecendo o I Encontro de Turismo, Agricultura e Sustentabilidade da Serra Catarinense. O diretor de Políticas Integradas de Lazer (Pdil), Carlos Cappelini, participa do evento falando sobre as políticas públicas de turismo para as regiões de Santa Catarina. O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, participa de um painel sobre promoção e divulgação das regiões turísticas catarinenses.
Ascom SOL