A- A A+

Foi lançada nesta terça-feira, 21, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a 4ª Edição da Vindima de Altitude, evento anual que tem o intuito de celebrar a colheita da uva de altitude em Santa Catarina. A Vindima será realizada entre os dias 03 e 26 de março de 2017. A sede oficial será São Joaquim, mas o evento ocorre simultaneamente em vinícolas nas cidades de Urubici, Lages, Videira, Campo Belo, Treze Tílias e Água Doce.

O lançamento da Vindima contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. “Este é um evento que já está consolidado no calendário turístico de Santa Catarina e uma grande oportunidade de mostrarmos a qualidade da nossa produção”, destacou durante a solenidade.

Um dos destaques da Vindima será o circuito cultural itinerante e gratuito com música erudita, instrumental, jazz, choro, MPB, nativista, além de dança contemporânea e folclórica. Conforme a organização, todas as atrações contam com artistas catarinenses.

A expectativa é que cerca de 55 mil pessoas participem do evento, durante os 23 dias de duração.

A 4ª Vindima de Altitude é uma realização da Vinho de Altitude – Produtores e Associados e Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e Santur.

Números


Atualmente, a produção de uvas de altitude ocupa cerca de 500 hectares, entre a Serra e o Meio Oeste de Santa Catarina, em uma altura entre 900 e 1,3 mil metros acima do nível do mar. Em 2017, safra será 30% maior do que no ano anterior, com uma previsão de colheita de 1,6 milhão de toneladas.

Das 35 vinícolas produtoras de uva da área de atuação da Vinho de Altitude, 20 produzem e comercializam cerca de 160 rótulos, alguns deles premiados no Brasil e no exterior. São 1,4 milhão de garrafas, com um faturamento estimado em R$ 150 milhões.

 

Ascom SOL

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito