Para manter vivo o espírito natalino e suas manifestações culturais, diversas cidades do estado já começam a realizar sua programação neste final de ano. Acompanhe nesta matéria as atividades de algumas delas.
Foto: Arquivo Secom SJ
Blumenau - Magia de Natal
O evento tem o intuito de promover apresentações artísticas e culturais, fomentando as manifestações natalinas que resgatam os elementos da cultura europeia. Até o dia 30 de dezembro, blumenauenses e turistas terão acesso gratuito às seguintes atrações no Parque Vila Germânica: desfiles temáticos, desfile pet, desfile de bicicleta, autos de Natal, Vila de Natal (entrada gratuita), cerimônia de acendimento das luzes de Natal na Vila (diariamente às 20h30), casa e oficina do Papai Noel, espaço da neve, presépio, árvore da solidariedade, pirâmide de natal, feira de artesanato, oficina de pintura de biscoitos, cerimônia de advento, Pelznickel, passeio de trenzinho, espaço gastronômico, minicidade, entre outras.
Horários:
Segunda a Sexta das 18h às 23h30;
Sábados e Domingos das 12h às 23h30;
Dia 24/12 das 12h às 16h e dia 25/12 estará fechado.
Mais informações: http://www.magiadenatal.com.br/
Guabiruba - Natal Mágico
Passagem do Presépio Vivo
23/12, às 20h
Saída da Capelinha São João (Guabiruba Sul) passando pela rótula do Bairro Imigrantes, seguindo pelo Centro até a rótula da Pomerania e Aymoré
Passagem do Pelznickel*
24/12, às 14h
Saída do Pelznickelplatz, passando pelo Bairro Imigrantes - Rua José Fischer e Bairro São Pedro
*O Pelznickel é uma tradição germânica preservada em Guabiruba desde a chegada dos imigrantes alemães na região. Trata-se de um personagem folclórico do Natal que surgiu inspirada em São Nicolau. Como o santo era bondoso, criou-se a lenda para que os filhos tivessem medo de alguma coisa e obedecessem aos pais.
Lages – Natal Felicidade
Até dia 31 de dezembro de 2016 , Lages será palco de um espetáculo grandioso. Pintada de verde, vermelho, branco e prata, cores marcantes da época mais esperada do ano, a cidade estará pronta para as celebrações do Natal Felicidade 2016.
As atrações em destaque são o Túnel Encantado, Projeção Mapeada em três dimensões, Casa do Papai Noel, Magia das Águas, Feira de Natal, Desfile de Natal e shows com artistas no palco montado no largo da Catedral Diocesana. A programação conta com apresentações artísticas com a temática Natalina.
Informações: http://www.natalfelicidade.com.br
Nova Trento - Natal Luz Solidário
A abertura do Natal Luz Solidário com Santa Paulina, promovido anualmente pelo Santuário Santa Paulina, foi realizada no sábado, dia 10.
A 6ª edição do evento tem como atrações a Orquestra Municipal de Guabiruba, Coral de Sinos da mesma cidade, uma apresentação do Grupo Teatral Arte e Resgate de Lauro Muller/SC e também a participação do grupo neotrentino I Pargoleti. Após as apresentações, um show com fogos de artifício, o acendimento das luzes decorativas e o jantar festivo no Restaurante do Santuário, encerram a noite.
Com o objetivo de proporcionar a vivência do verdadeiro espírito natalino aos participantes, a abertura do Natal Luz Solidário com Santa Paulina, também estimula um ato de solidariedade: a doação de alimentos. Por isso, a sugestão de entrada para o evento foi a doação de um quilo de alimento não perecível ou uma colaboração espontânea que serão destinadas às famílias carentes e entidades do município.
Neste ano, a decoração externa conta com mais de 58 mil luzes, e na parte interna, o presépio é o grande destaque.
Programação:
24/12 – Véspera de Natal, missas às 10h, 15h e 20h
25/12 – Natal de Jesus, missas às 8h, 10h, 14h e 16h
31/12 – Ação de Graças, missas às 10h e 15h
Mais informações: http://www.santuariosantapaulina.org.br/
São José – Edição especial da Feira da Freguesia
A 27ª Feira da Freguesia foi uma edição especial de Natal. O evento, que já virou uma tradição no município, foi realizado no domingo, 11, das 16h às 22h, no Centro Histórico de São José.
Para entrar no clima natalino, o presépio da Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros foi inaugurado durante a Feira. Produzido por alunos e professores, com o apoio de servidores da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, o presépio une duas tradições da olaria de base açoriana: a religiosidade como um presépio e o figurativo do boi-de-mamão.
Ascom SOL