A- A A+

O Projeto Paraolímpicos do Futuro realizado desde 2005 numa ação conjunto do Ministério do Esporte e Comitê Paraolímpico Brasileiro não será realizado neste ano de 2008 devido a uma reestruturações sofridas pela entidade. Santa Catarina, que participa das competições desde 2006 aguardava a confirmação do evento pelo CPB para realizar as seletivas visando à competição nacional, e recebeu com tristeza o cancelamento do evento.

 

Segundo o gerente de desporto de participação da Fesporte, João Batista Cascaes ainda havia uma expectativa pela realização das disputas, apesar do calendário apertado. A informação sobre o cancelamento do evento foi feita formalmente pelo CPB através de ofício-circular datado do dia 13 de outubro, e entregue ao secretário de educação de SC, Paulo Bauer.

Entre as explicações do CPB está um problema entre a entidade e Tribunal de Contas da União, que recomendou que os recursos da Lei Piva/Agnelo, destinada ao evento escolar e universitário não poderiam ser usados para pagar as despesas de infra-estrutura de pessoal criada pelo CPB. Com isso a entidade foi obrigada a demitir profissionais e diretores. Ainda segundo o ofício, por causa das Paraolimpíadas, o CPB encontrou dificuldades de achar datas no calendário para o evento, que ficaria para o final de novembro e não contemplava o calendário escolar dos estados, uma vez que a maioria já estaria em período de provas finais e encerrando o ano letivo.

O Projeto Paraolímpicos do Futuro tem como principal objetivo, o desenvolvimento do paradesporto escolar, atuando em duas frentes: na capacitação de professores de educação física em todo o país, através de cursos e seminários para atuar com a diversidade e suas particularidades e descobrir novos talentos. Também na organização de campeonatos escolares.

As competições atingem alunos-atletas da rede escolar portadores de deficiências, na faixa que vai de 12 a 17 anos de idade.

No ano passado, durante as competições nacionais em Brasília, realizadas no mês de outubro, Santa Catarina levou uma delegação com 44 alunos-atletas e sagrou-se campeã da disputa somando 537 pontos. Outros 14 estados brasileiros estavam presentes.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Fesporte

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito