A- A A+

O potencial do turismo de eventos no mundo contemporâneo foi debatido ao longo do 2º Seminário MICE 2016, realizado na sexta-feira, 11, no Beto Carrero World, em Penha. O evento contou com a participação de mais de 150 pessoas, interessadas em discutir o funcionamento desse mercado, compreender as tendências internacionais e nacionais e debater soluções para a melhoria do desempenho do estado nesse segmento.

Cerimônia de abertura

Organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Turismo de Eventos e pela Gerência de Políticas (Gepot) da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) o evento teve como público alvo os gestores, operadores e agentes de turismo, associados de Convention & Visitors Bureaux, gestores de restaurantes e equipamentos de entretenimento, funcionários de espaços para eventos profissionais e hotéis, estudantes da área e organizadores de eventos.

Estiveram presentes na abertura a secretária adjunta da SOL, Simone Machado, a presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux de Santa Catarina, Jô Cintra, o presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando e o presidente da Câmara de Turismo da Fecomércio SC, João Eduardo Moritz, além do presidente do Conselho Estadual de Turismo, Rogério Siqueira.

O case de sucesso de Barcelona no segmento de turismo MICE foi o tema da conferência inaugural, ministrada pela gerente de promoção internacional do Convention Bureau do município espanhol, Elena Altemir (BCB). Ela destacou que a cidade figura entre as três mais bem colocadas da Europa em número de meetings, atrás apenas de Berlim e Paris. Uma das ações que posicionou a cidade catalã foi a ampliação do aeroporto, em 2009, que aumentou a capacidade de circulação para 55 milhões de passageiros por ano. O setor turístico é responsável por cerca de 12% do PIB da cidade, o que corresponde a 13 bilhões de euros por ano.

Palestrante Elena Altemir, de Barcelona

A programação incluiu ainda palestras de especialistas nacionais e regionais do turismo de negócios e congressos, como Roberto de Almeida Dultra, da GB International, principal empresa de gestão de destinos do Brasil, Rubens Regis, da Associação Brasileira de Resorts e Vaniza Schuller, da Meeting Professionals International (MPI), maior associação da indústria de eventos do mundo.

MICE é a sigla internacional de Meetings, Incentives, Conferencing & Exhibition (Reuniões, Congressos e Exposições).

 

Texto e fotos:

Ana Paula Flores

Ascom/SOL

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito