O Conselho Estadual de Cultura (CEC) e a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) realizam no dia 24 de novembro a entrega da Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa de 2016. A data foi escolhida por ser o aniversário do poeta que empresta o nome à honraria.
Oito personalidades da área cultural serão agraciadas: Aldo Baldin (música - in memoriam), Ana Lúcia Coutinho (cultura popular e patrimônio cultural), Carlos Henrique Schroeder (letras), Dorvalina Scartazzini (música), Fátima Regina Althoff (patrimônio cultural), Jone Cezar de Araújo (artes visuais), Marli Cristina Scomazzon (letras) e Neyla Maria Baú Caramori (arte educação). A cerimônia de entrega da medalha será realizada no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, a partir das 20 horas.
Neste ano, o Conselho inovou o método de escolha dos homenageados. Entre os dias 17 de agosto e 12 de setembro, a sociedade foi convidada a participar do processo, enviando sugestões por meio de uma plataforma eletrônica. Foram registradas 572 participações, que resultaram em 88 nomes. Desses, foram validados 79 – foram excluídos da lista agraciados com a medalha em anos anteriores e conselheiros que estão na atual composição. Outro dado interessante foi a participação de 52 municípios do estado.
Com formato oval, a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa possui uma esfinge do patrono em dourado, montada sobre cruz de malta, esmaltada nas cores vermelha e verde, tendo no verso sua denominação em relevo, sendo acompanhada por uma roseta. Os homenageados também recebem um certificado assinado pelo governador do Estado, pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, pela presidente do Conselho Estadual de Cultura e pelo presidente da Fundação Catarinense de Cultura.