A- A A+
Santa Catarina arrancou aplausos da platéia que lotou o auditório do Ricentro, na abertura da ABAV - Feira das Américas - 2008. Bailarinos dos grupos catarinenses Jovem Ballet de Santa Catarina , do Beto Carrero World reconstruíram a história da origem do povo catarinense em passos e gestos, cores, trajes típicos, hábitos e tradições como a da pesca artesanal, encenada para mil pessoas em 11 momentos. Nos telões, paisagens famosas dos destinos catarinenses, artesanato, ícones do turismo religioso, de aventura, ecológico pontuavam as rotas e construíam o produto turístico catarinense, que está na prateleira de consumo nacional e internacional. O Rancho de Amor à Ilha, do poeta Zininho, na voz do músico Gustavo Barreto, foi uma das surpresas que o Estado Patrono da ABAV reservou para as boas vindas aos participantes da maior feira de agentes de viagem das Américas. No espaço reservado às autoridades, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky acompanharam o espetáculo da abertura do evento. "Santa Catarina é um Estado de imensa riqueza cultural que vive um momento único de visibilidade nacional e internacional. Tudo isso é resultado das atuais políticas de desenvolvimento do turismo, que integram a promoção, por meio da Santur, e a estruturação dos destinos e segmentos, pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte", afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.
    Os discursos que antecederam o show se unificaram no que diz respeito às políticas que sustentam o desenvolvimento do turismo brasileiro, com a valorização dos destinos a partir das políticas federais e estaduais de investimento, capacitação de mão-de-obra e promoção. Depois da palavra do presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, o governador Luiz Henrique da Silveira defendeu a gestão política para o desenvolvimento do turismo nos Estados. Para descrever a evolução do turismo nos últimos cinco anos em Santa Catarina, o governador citou casos como os de Bilbao - Espanha - que fez do turismo sua saída para a crise da indústria, gerando emprego e renda. "Em Joinville, maior cidade de Santa Catarina, tivemos uma situação semelhante", disse. Luiz Henrique afirmou que o turismo de eventos, a partir dos investimentos em espaços como as Arenas Multiuso (dez espalhadas pelo Estado) deflagraram um processo de crescimento dos setores de serviços, comércio, ligados ao turismo. "O Brasil cresceu 5,4% em 2007, Santa Catarina registou uma taxa de 8,2% no mesmo ano", acentuou.
    O Funturismo, Fundo de incentivo ao Turismo, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, segundo o governador Luiz Henrique da Silveira, é o instrumento responsável pelos investimentos, especialmente em infra-estrutura para grandes eventos. "Os eventos colocam o Estado na vitrine mundial do turismo", destacou.
    O ministro do Turismo, Luiz Barreto encerrou a cerimônia oficial reforçando a parceria com o Estado Patrono da ABAV - Santa Catarina - para a realização do congresso do WTTC - World Travel Council and Tourism -  em Florianópolis, em maio de 2009. "Santa Catarina é um destino importante para o turismo do Brasil", afirmou o ministro. 
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito