A- A A+

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), por meio do programa SC Rural, encerrou na última semana um ciclo de 11 capacitações em Turismo Rural no estado. O último curso de 2016 foi realizado nos dias 19, 20 e 21, no Centro de Treinamento da Epagri em Araranguá e reuniu 29 agricultores de 12 cidades: Jacinto Machado, Timbé do Sul, Praia Grande, Morro da Fumaça, Morro Grande, Balneário Gaivotas, Maracajá, Siderópolis, Treze de Maio, Turvo, Ermo, Tubarão. A ação contou com apoio da ADR de Araranguá e da Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

O curso teve como foco o Turismo Rural da Agricultura Familiar, com o objetivo de repassar conhecimentos e experiências para aplicação nas propriedades rurais da região. Na ocasião, os participantes receberam exemplares da cartilha “Turismo Rural na agricultura familiar: conceitos e práticas”. O material pode ser acessado na íntegra neste link.

Em três dias de treinamento (24 h/a), a capacitação aborda diversas informações úteis para avaliar a viabilidade de um projeto de turismo rural, tais como: inovação e empreendedorismo, valorização da gastronomia e artesanato local, uso de produtos orgânicos, aproveitamento dos atrativos turísticos, roteirização, noções de atendimento nos serviços turísticos e hospitalidade, paisagismo e construções sustentáveis, planejamento e gestão de negócios.

Mais de 300 pessoas participaram das capacitações em 11 regiões do estado. A ação faz parte do programa SC Rural, executado em conjunto pelas Secretarias da Agricultura e da Pesca, do Desenvolvimento Econômico Sustentável e de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), além da Polícia Militar Ambiental, Epagri, Cidasc e Fatma.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito