O Ministério do Turismo acaba de lançar a cartilha "Dicas para atender bem turistas idosos", em parceria com o Ministério da Justiça e Cidadania e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso.
A cartilha composta por informações e orientações para melhorar a qualidade dos produtos e serviços turísticos oferecidos aos viajantes com mais de 60 anos, foi lançada no final de setembro pelo ministro interino do Turismo, Alberto Alves, durante a 44ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo. Ao todo foram impressos 19 mil exemplares que serão encaminhados para as secretarias estaduais de Turismo. A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) já está realizando a distribuição do material para as regiões turísticas de Santa Catarina.
“Estamos falando de uma população que, segundo o IBGE, está em cerca de 23,5 milhões de pessoas que estão com saúde, tempo e dinheiro para viajar e conhecer novos destinos no Brasil. Precisamos estar atentos a esse perfil de turista e oferecer um atendimento cada vez mais qualificado”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.
De acordo com o guia, o tratamento oferecido pelos prestadores de serviço deve ser amável, respeitoso e compreensivo para que estes viajantes sintam-se confortáveis durante a experiência turística. Além disso, os profissionais também devem estar atentos às necessidades especiais de cada viajante para oferecer o auxílio adequado durante as atividades turísticas.
O desenvolvimento da infraestrutura necessária para atender os turistas idosos também é descrito na cartilha. A adequação dos meios de hospedagem, restaurantes e atrações turísticas para este público abrange a sinalização com cores fortes, a implantação de barras horizontais para apoio em banheiros e a instalação de rampas e elevadores como alternativas às escadas do local.
Para atingir a acessibilidade ideal nos empreendimentos turísticos a este público, a cartilha retrata os pisos antiderrapantes, as vagas reservadas nos estacionamentos, os assentos e filas preferenciais como recursos fundamentais. A descrição completa dos itens de acessibilidade que devem compor a infraestrutura dos empreendimentos turísticos está presente na NBR 9050/2015, desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
“Para o mercado, é muito interessante termos esse segmento cada vez mais ativo. É um segmento turístico que demanda um atendimento diferenciado. Essa cartilha contém dicas valiosas para atender bem o turista idoso”, ressaltou a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra.
Segundo estudos do Ministério do Turismo, os idosos são uma importante parcela dos turistas que desejam conhecer os destinos turísticos do país. A pesquisa Sondagem do Consumidor, de agosto de 2016, mostra que 25,4% destes brasileiros na faixa etária acima de 60 anos pretendem viajar nos próximos seis meses, e a maioria (59,9%) deverá escolher destinos domésticos.
Informações do site do MTur