A- A A+

A criação da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, em 2003, foi o primeiro passo do Governo do Estado para o processo que hoje consiste em ações e investimentos para a organização de uma indústria sustentável e geradora de divisas para todas as regiões catarinenses, seguindo a política de descentralização dessa administração. Com a criação do Funturismo – Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo – as políticas de estruturação do turismo regional, de capacitação da mão-de-obra, de infra-estrutura turística e promoção foram sendo implementadas no decorrer desses três últimos anos dentro da estratégia de integração dessas três áreas. Além do Funturismo, o Funcultural e o Fundesporte são responsáveis por grande parte dos investimentos que resultaram em grandes eventos que formam um dos pilares de divulgação e atração de visitantes para o Estado.

 

A promoção do turismo catarinense realizada por meio da Santur e com os consultores em mercados estratégicos no exterior, como os Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha, e nos países do Mercosul tem resultados quantitativos, apontados pela pesquisa de demanda turística da Santur (www.setur.sc.gov.br) e pela imagem de Santa Catarina no mercado externo. “Os investidores internacionais interessados em empreendimentos turísticos no Estado e a própria diversificação da demanda internacional apontada pelas pesquisas demonstram a visibilidade que Santa Catarina conquistou nesses últimos anos”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. O secretário também enfatiza a homenagem da ABAV 2008 ao empresário Sérgio Murad, o Beto Carrero, que segundo ele tem grande contribuição na construção do destino Santa Catarina. “O turismo catarinense é grato ao Beto Carrero, que acreditou no potencial de nosso Estado. Para ele (Beto Carrero) a diversidade sempre foi o maior atrativo catarinense, tanto que costumava dizer que Santa Catarina é um gigantesco parque temático e que o turismo o ano inteiro poderia ser uma realidade no nosso Estado”, lembra Knaesel. O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, diz que esse é um momento importante para Santa Catarina e que o empresário criou um ícone para o turismo catarinense. “É uma oportunidade de mostrarmos todo o potencial do destino Santa Catarina e de fazer esta homenagem merecida ao Beto Carrero”, diz.    
Idealizador do Troféu Beto Carrero de Excelência em Turismo, lançado nesse mês, em Florianópolis, o governador Luiz Henrique da Silveira participará da ABAV 2008.  “Num país que tem Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Pantanal, Amazônia..., ter sido eleito, em 2007, ‘O Melhor Destino Turístico Nacional’ é uma grande honra para todos os catarinenses e um atestado de excelência aos nossos empreendedores, que estão sabendo investir em qualidade e bom atendimento. Em 2007, foram nada menos que três milhões de turistas brasileiros que para cá vieram e, melhor!, voltarão, conforme pesquisa da Santur. O fluxo de turistas estrangeiros também vem se multiplicando ano a ano, fruto de uma estratégia bem calculada de ataque a nichos específicos e a perfis afins com o que temos a oferecer. Sem falar do turismo de negócios, onde estamos dando um show de competência, também graças aos nossos atuantes Convention & Visitors Bureaux”, comemora o governador, que trata ainda nesse mês dos detalhes para a realização do congresso do WTTC – World Travel Tourism and Council em maio de 2009, em Florianópolis. 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito