A- A A+

Atletas de Santa Catarina, contemplados pelo Programa Talento Esportivo, da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), firmaram na segunda-feira, 26, o contrato de repasse de apoio financeiro por meio do Fundo de Incentivo ao Esporte (Fundesporte). Em 2016, a SOL viabilizou R$ 370 mil para 18 esportistas de diversas modalidades.

Talento Esportivo 2016

Segundo o secretário Filipe Mello, a SOL tem buscado aprimorar os programas de incentivo para atender o calendário de competições e garantir a representatividade do Estado. “Mesmo num ano de orçamento restrito, entendemos que é fundamental viabilizar o apoio financeiro a esses atletas”, completa.

Para o secretário da Associação das Federações Desportivas do Estado de Santa Catarina (Afesc), Jarbas Soares, esse apoio é fundamental para possibilitar a participação nas competições. “Sem esse recurso o atleta deixaria de participar de algumas etapas, o que prejudicaria a sua colocação no ranking nacional e internacional”, explica.

Um dos objetivos do programa é exatamente viabilizar a presença em eventos esportivos nacionais, internacionais e estaduais. É o caso do jovem enxadrista Gabriel de Borba, de Blumenau, que vai utilizar os recursos no custeio da viagem para o Campeonato Mundial de Cadetes (de 8 a 12 anos), que acontecerá na cidade de Batumi, Geórgia, no final de outubro. “Somente dois enxadristas brasileiros representarão o Brasil nesse torneio e o Gabriel é um deles”, acrescenta a técnica Regina Ribeiro.

Por meio do Programa Talento Esportivo é possível solicitar recursos para aquisição de passagens aéreas ou terrestres para cidades ou países onde ocorrem as competições descritas na proposta; diárias para hospedagem e alimentação; taxas federativas para inscrições; materiais e equipamentos esportivos inerentes à modalidade; e translado durante a competição.

 

Ascom/SOL

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito