A- A A+

O Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF4), em Porto Alegre, decidiu manter as atividades do turismo embarcado de observação de baleias na região da APA Baleia Franca situada no litoral catarinense nos municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna.

O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, comemorou o resultado. “O turismo de observação de baleias é uma atividade econômica muito importante para a cadeia produtiva do turismo. Conseguimos provar que aqui zelamos pelo bem-estar das baleias e que o turismo embarcado não é prejudicial aos animais”, afirmou. A partir dessa decisão, o Estado intensificará as ações de promoção e estruturação das atividades.

O turismo embarcado de observação de baleias havia sido proibido em 2013 após uma ação movida por um instituto ambiental. Desde então, a direção da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca e o Governo do Estado buscaram formas de reverter o processo.

Uma das medidas adotadas pela APA da Baleia Franca/ICMBio, foi a elaboração de um plano de fiscalização ostensiva e in loco durante os passeios. “Buscamos incluir no plano todas as precauções necessárias para evitar o molestamento das baleias”, informa o gestor da APA, Cecil Barros.

Ascom SOL

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito