A- A A+

No outono e início do inverno, a gastronomia do catarinense ganha sabores especiais. É o caso do pinhão e da tangerina, alimentos típicos da Serra Catarinense e do Vale Europeu, respectivamente.

O pinhão é um item muito presente no cardápio de outono e inverno especialmente na região da Serra Catarinense, onde há floresta de araucárias. Por conta da proximidade, é comum encontrar a semente disponível para venda também nas cidades da Grande Florianópolis.
Além de ser uma ótima opção de alimento para as estações mais frias, o pinhão é fonte de carboidrato, proteínas, minerais e vitaminas: “É rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como cálcio, fósforo e zinco”, detalha a nutricionista Camilla Laís Amaral.
O alimento se destaca ainda pela versatilidade e pelo sabor neutro, podendo ser utilizado em pratos salgados e doces. A forma de consumo mais comum é cozida, mas diversas receitas podem levar a iguaria, como farofa, paçoca e entrevero.
A semente possui alto índice de carboidrato complexo, ou de baixo índice glicêmico, que é digerido lentamente pelo organismo, o que garante a sensação de saciedade ao organismo. Por tudo isso, a nutricionista confirma os benefícios do pinhão na alimentação: “É uma das delícias dessa estação que temos perto de nós. Vale a pena investir no consumo”, afirma.

Festa da Tangerina
A tangerina é a fruta símbolo de Apiúna, município situado na região turística do Vale Europeu. Para celebrar a safra, que iniciou em abril, e estimular o turismo, a cidade realiza a Tangefest, que já está em sua 21ª edição. A festa inicia nesta sexta-feira, 17 e vai até dia 19 de junho. Os visitantes podem degustar as receitas tradicionais feitas com a fruta, como pastel, caipirinha, geleia, licor, bolo, suco e ainda desfrutar do tradicional almoço típico no Centro de Eventos. A programação completa pode ser acessada no link. 

Gastronomia em Pomerode

Em razão de seus restaurantes e da farta culinária típica, Pomerode se destaca como polo gastronômico da região do Vale Europeu. Durante o ano todo, a cidade é um dos destinos mais procurados para se desfrutar dos prazeres da boa mesa. Mas é no inverno que os sabores recebem um tempero a mais. Durante o mês de julho, o Parque Municipal de Eventos se transforma para receber o Festival Gastronômico.
No local, se estabelece a chamada “Vila Gastronômica”, para onde os restaurantes da cidade transferem suas estruturas e se unem num só ambiente. Junto à deliciosa gastronomia, o Festival traz ainda apresentações de chefs convidados, shows musicais, exposições de arte, feira de artesanato, venda de pães e cucas assados em forno a lenha, chocolates finos e biscoitos. Neste ano o Festival Gastronômico acontece de 06 a 17 de julho.

Ascom-SOL

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito