A- A A+

Jovens agricultores de municípios da Grande Florianópolis participaram de uma capacitação em Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF) , realizada entre os dias 15 e 17 de junho, no Centro de Treinamento da Epagri, em Florianópolis. O trabalho faz parte do programa SC Rural, do Governo do Estado, viabilizado conjuntamente por diversas secretarias. 

 

 

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL) é um dos órgãos de governo envolvidos na execução do programa, com enfoque no turismo rural, promovendo ações de capacitação de jovens e de elaboração de roteiros turísticos da agricultura familiar.

O TRAF corresponde a um dos módulos do curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo, desenvolvido pela Epagri, em regime de alternância. Durante os três dias de aulas expositivas e práticas foram abordados temas como segmentação turística, interface com outras atividades agrícolas, infraestrutura, acessibilidade, inovação e empreededorismo no campo. O programa também incluiu visitas técnicas em duas pousadas do município de Anitápolis: o Sítio Pasárgada e o Recanto das Cachoeiras. Ambas as propriedades integram a Acolhida na Colônia, associação de famílias de agricultores que busca valorizar o modo de vida no campo por meio do agroturismo ecológico.

 Foto: Ana Paula Flores

Para Jackson Jacinto Mistura, 23 anos, a capacitação foi uma oportunidade de melhorar o atendimento ao público e desenvolver a propriedade: “Podemos ampliar a vivência da realidade do campo, que envolva a natureza, a sustentabilidade e a gastronomia”, aponta. Ele chegou a cursar dois semestres da faculdade de sistemas da informação, mas voltou para o sítio dos pais, em Nova Trento, para ajudar no trabalho.

A jovem Jaíne Aparecida da Silva, de 17 anos, gostou da proposta do turismo de experiência para aperfeiçoar a propriedade e atrair turistas: “Podemos oferecer às famílias a experiência de dar mamadeira a um terneiro, de brincar com os animais soltos no pasto, coisas que as crianças de hoje não têm mais acesso”, considera. Ela vive em Major Gercino e faz o curso de agronegócios à distância, mas pretende cursar medicina veterinária ou agronomia.

Para Douglas de Moraes, 18 anos, o curso ofereceu subsídios para complementar a renda familiar: “A nossa propriedade tem grande trecho de mata, que pode ser um diferencial para abrir trilhas para bikes e motos, desenvolvendo o ecoturismo e o turismo de aventura”, afirma.

O programa SC Rural é executado de maneira conjunta pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e por outras sete instituições do Governo Estadual (Epagri, Cidasc, Fatma, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte), em parceria com as prefeituras municipais.

 

Leia mais 

SOL e entidades da região de Concórdia articulam parcerias para ações do SC Rural

 

Ana Paula Flores
ASCOM – SOL
(48) 3665-7436

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito