O Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a situação da política cultural do Estado foram debatidos em uma reunião do Conselho Estadual de Cultura (CEC) com os membros dos Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).
O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira, 14, na sede do CEC, no Centro Integrado de Cultura (CIC) e contou com a participação dos representantes dos Colegiados Setoriais de Arquitetura e urbanismo, Arte Digital, Artes Visuais, Artesanato, Circo, Cultura Popular, Dança, Moda, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro. A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Pública de Santa Catarina (SBPC/SC), Gizelle Freitas, também esteve presente.
A proposta de reunião entre as duas instâncias partiu do CEC e foi bem recebida pelos membros dos Colegiados Setoriais. A discussão teve como pauta a necessidade da implantação do Sistema Estadual de Cultura em Santa Catarina. Ambas as instâncias entendem como prioridade a atualização do Conselho, a aprovação do Plano Estadual de Cultura e a revisão do Sistema de Financiamento à Cultura.
O encontro objetivou também estabelecer uma articulação entre os colegiados e reforçar, assim, o pacto federativo no qual se baseia o Sistema Nacional de Cultura (SNC). Dentre os encaminhamentos aprovados está a criação de uma rede de comunicação entre os conselheiros estaduais, nacionais e municipais e de planos setoriais para o Estado, como já vem ocorrendo em âmbito nacional. Uma nova reunião será marcada para o segundo semestre.
Mais informações:
Secretaria do CEC
(48)3664-2600