A- A A+

Temperaturas baixas costumam aumentar o apetite. Mas a ciência explica: sentimos mais vontade de comer porque gastamos mais energia para equilibrar o termômetro corporal. Então, salvo os exageros, podemos nos render ao prazer da culinária da época.

tainha pratos Divulgaca SMA

Divulgação/SMA

No outono e início do inverno, a gastronomia do litoral catarinense ganha novos sabores em variados pratos preparados com a tainha. A pesca artesanal desse peixe, declarada patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina, começou em 1º de maio e vai até 31 de julho e é um momento de grande expectativa.

Nesse período, pescadores vão ao mar em busca da melhor safra, o que vai lhes garantir incremento na renda e fartura na mesa. Também há quem espere pelas tainhas com água na boca, ávidos para degustar a iguaria. Assada no forno ou na brasa, com ou sem recheio, servida inteira ou em postas, frita ou ensopada. Do mais simples ao preparo mais elaborado, é certo que a tainha segue sendo apreciada por nativos e surpreende quem a experimenta pela primeira vez.

Com a previsão de temperaturas mais baixas neste ano, a Federação Catarinense de Pescadores estima que a safra ultrapassará as 1.800 toneladas do peixe. Mas o número tende a ser ainda maior, já que no primeiro mês já foram capturadas 1.600 toneladas. Esses números não consideram a pesca industrial.

Dada a abundância do pescado, nativos ou visitantes do litoral catarinense contam com um variado cardápio que traz a tainha como atrativo principal. Em Florianópolis, por exemplo, os restaurantes do Mercado Público estão realizando, até 02 de julho, o Festival da Tainha, com a oferta de mais de 30 pratos à base do peixe e programação musical especial de quarta a sábado no vão central. Confira o cardápio (clique aqui).

Gastronomia italiana

Nova Veneza, reconhecida como a Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana, realiza de 17 a 19 de junho, a Festa da Gastronomia. O evento, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, é um saboroso tributo à culinária dos imigrantes italianos e também uma celebração das heranças da colonização e da emancipação da cidade. A programação da festa inclui diversas atrações culturais, como concursos musicais, shows com atrações regionais e locais, desfiles e serviços de comida típica.

 

Ascom-SOL

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito