A secretária-adjunta de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Simone Machado, participou na tarde desta quarta-feira, 01, do 1º Colóquio Estadual sobre Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por iniciativa das comissões de Direitos Humanos e dos Direitos da Criança e do Adolescente, com o apoio do Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual.
Foto: Miriam Zomer/Agência AL
Atendendo a sugestão da sociedade civil, o encontro promoveu um amplo debate na busca do fortalecimento de ações que abrangem o assunto. A secretária Simone apresentou dados sobre o Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), realizado pelo Ministério do Turismo com o apoio da SOL, e que tem como objetivos combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. O programa tem como princípios fundamentais o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social corporativa e os direitos da criança.
Para a diretora da Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho e Habitação, Camila Nésis, o debate contribui para organizar a rede de atendimento à criança e ao adolescente, uma vez que atualmente no estado não existe nenhum diagnóstico de dados confiável das denúncias que são feitas.
Ainda durante o encontro, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público Estadual, o Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Santa Catarina, a Associação Catarinense dos Conselhos Tutelares e o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente também puderam expor suas ações, compartilhando dados e apontando as principais deficiências frente ao combate à violência e à exploração.
Com informações da Agência Alesc