A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) completou, em maio, 162 anos e para comemorar a data lançou uma programação especial que inclui uma mostra digitalizada de jornais do século XIX, entrega de jornais digitalizados e o início da digitalização de uma nova coleção de periódicos. A BPSC é administrada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), e está localizada no centro de Florianópolis.
A Mostra de Jornais Digitalizados apresentará ao público 16 capas impressas em placas de MDF de publicações catarinenses editadas a partir do século XIX, incluindo O Catharinense, primeiro periódico do estado, de 28 de julho de 1831.
Também será entregue à Coordenação do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o DVD com as edições digitalizadas da coleção do periódico Zero, um dos mais importantes jornais-laboratório do Brasil e um dos mais antigos em circulação, vencedor de diversos prêmios em certames regionais e nacionais. A coleção abrange o período histórico de 1982 a 2015, perfazendo 175 edições, com um total de 2.709 páginas. Todo este acervo estará, também, disponível à consulta pública no site do projeto Hemeroteca Digital (http://hemeroteca.ciasc.sc.gov.br/)
Agora, a Biblioteca iniciará a digitalização do jornal A Gazeta: a voz do povo, importante publicação que marcou época na imprensa catarinense. De propriedade do jornalista Jairo Callado, era editado em Florianópolis e circulou no período de 1934 a 1987. Impresso no formato standart, periodicidade diária, dava ênfase ao noticiário político catarinense, notícias nacionais e internacionais, literatura, esportes, publicações oficiais entre outras.
A coleção é composta por 250 volumes encadernados, totalizando aproximadamente 15,5 mil edições, com mais de 90 mil páginas. A finalização dos trabalhos de escaneamento, edição de imagens e disponibilização on-line está prevista para dezembro de 2018.
Sobre a BPSC
A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 373, em 31 de maio, sendo franqueada ao público em 9 de janeiro de 1855. É considerada a sexta biblioteca do gênero mais antiga do Brasil.
Do seu acervo inicial de 474 volumes obtidos por doação, abriga, atualmente, mais de 115 mil volumes. A BPSC disponibiliza aos usuários obras de referência, obras gerais, literatura catarinense, brasileira e internacional, periódicos locais e de circulação nacional, livros em Braille, obras raras e a coleção de jornais catarinenses de 1831 até os dias atuais.
Endereço:
Rua Tenente Silveira, 343, Centro, Florianópolis - SC - Fone (48) 3665-6420
Ascom FCC