Motivados pelo lema “Você se mexe e o mundo mexe junto”, servidores da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) aderiram ao Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à vida ativa e hábitos saudáveis para pessoas de todas as idades. Sob a orientação dos instrutores do projeto SOLaboral, o grupo realizou exercícios com bola de vôlei e alongamentos.
Em Santa Catarina, 207 municípios participaram do movimento, coordenado pelo Sesc-SC, que é quem contabiliza as adesões. Cada cidade compete com outra, de qualquer parte do mundo. Simbolicamente, vence aquela que conseguir mobilizar o maior percentual de pessoas com relação ao total de habitantes. Neste ano, Florianópolis está competindo com Guadalupe, no México.
O Dia do Desafio é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Qualquer atividade é válida para colocar o corpo em movimento: caminhada, ciclismo, corrida, futebol, basquete, volei, tênis, exercícios/alongamentos em empresas, gincanas, jogos e brincadeiras em movimento. Aulas abertas de dança e bailes, atividades aquáticas, práticas corporais, artes macias, musculação e ginástica.
SOLaboral
Implementado no início de maio de 2016, o projeto SOLaboral incentiva os servidores a incorporar o hábito de praticar exercícios e alongamentos, além de reforçar orientações que contribuam com a saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho. As atividades são realizadas duas vezes por semana.
Os instrutores, Dyell Orelo de Souza, Cláudia de Melo Giacomini Nuesch e Jean Pierre Claudino, são estudantes do curso de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que realizam estágio na SOL, junto à Gerência de Políticas de Esportes (Gepoe/Pdil).
Ascom/SOL