Uma das provas ciclísticas mais tradicionais do Brasil voltou a ser realizada no estado: o Tour de Santa Catarina, passando por seis municípios entre os dias 20 e 24 de abril. Os atletas percorreram um trajeto de 633 quilômetros, passando por Itá, Campos Novos, Lages, Urubici, Nova Veneza e Bom Jardim da Serra. Uma das etapas, de 83 quilômetros, incluiu a Serra do Rio do Rastro, cartão postal catarinense.
O colombiano Wilson Ramiro Rincon, da equipe Pro Cyling Team ADF de Guarulhos (SP), foi o campeão geral da prova. Gilberto de Veigas Gois, do Avaí/Florianópolis ficou com a segunda colocação e Gabriel Machado da Silva, do Clube Dataro de Ciclismo/Gigante Bottecchia/Ert/Rudy Projet, de Curitiba, conquistou o terceiro lugar.
Por equipe, o Avaí/FME Florianópolis ficou com o título de campeão geral, seguido do Clube Dataro de Ciclismo/Gigante Bottecchia/Ert/Rudy Prpojet, de Curitiba, em segundo, e Memorial/ Santos/Fupes, de São Paulo, em terceiro lugar.
O evento foi promovido pela Federação Catarinense de Ciclismo (FCC) com apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, e da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). O Tour de Santa Catarina, ao longo dos 25 anos de existência, ajudou a projetar a imagem do estado no cenário brasileiro e na América Latina.
Calendário de provas
19/04 (ter) - Itá – Congresso Técnico
20/04 (qua)- Itá/Campos Novos – 183 km
21/04 (qui) – Campos Novos/Lages – 130 km
22/04 (sex) – Lages/Urubici – 150 km
23/04 (sab) – Urubici/Mirante da Serra do Rio do Rastro – 83 km
24/04 (dom) – Nova Veneza/Bom Jardim da Serra – 90 km
Fonte: Imprensa Fesporte