O secretário estadual de turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço para início dos trabalhos de restauração e ampliação do Museu Victor Meirelles, na capital, na quarta-feira, 13. "Essa obra é um motivo de muita alegria para Santa Catarina. Valoriza ainda mais este importante artista catarinense, com um espaço ainda melhor para acolher os apreciadores de sua arte", afirmou.
A coordenação e fiscalização de todo o projeto de execução das obras estão a cargo doInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Santa Catarina. A previsão é de conclusão dos trabalhos em 2017, ao custo total de mais de R$ 3 milhões no programa PAC – Cidades Históricas, do governo federal, conforme a diretora do Museu, Lourdes Rossetto.
Desde o fim de março, o Museu Victor Meirelles está fechado à visitação devido ao início às obras. Enquanto isso, o acervo do museu está sendo transferido para a sede provisória, na Rua Rafael Bandeira, 41, na região central de Florianópolis. No espaço serão realizadas normalmente todas as atividades para o público que o museu sempre promoveu, como visitação, ação educativa, agenda cultural e oficinas.
Após a assinatura da ordem de serviço para as obras, foi realizada uma festa de encerramento das atividades no endereço histórico, chamada Happening de Despedida.
Ascom SOL
Foto: Saul Oliveira