O Grupo de Trabalho (GT) de Turismo de Negócios e Eventos da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina (SOL) realizou nesta quarta-feira (16), em Florianópolis, o primeiro encontro de 2016. A reunião contou com a participação do secretário Filipe Mello, que recebeu da presidente do GT, Jô Cintra, a versão final da Carta Mice, resultado do 1º Seminário Mice SC, realizado em julho do ano passado. O documento reúne demandas e sugestões para a configuração de uma política de incentivo ao segmento.
Segundo o secretário, a prioridade do Governo do Estado na área do turismo corresponde exatamente ao foco do GT. “Para termos um fluxo sadio nos meses de baixa temporada precisamos fomentar o segmento de eventos e negócios no estado”, disse.
Filipe Mello acrescentou que a captação de eventos é a forma mais eficaz para que a cadeia produtiva do turismo enfrente os meses de menor movimento e ajude a equilibrar a balança econômica do setor. Ele ainda informou ao grupo que em breve será apresentado o calendário de eventos de 2016 nos quais Santa Catarina será representada, por meio da Santur.
A presidente do GT, que também está à frente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de Santa Catarina (FC&VB-SC), destacou a importância do apoio governamental para a captação de eventos, seja por meio da participação em feiras do ramo ou para viabilizar a infraestrutura. “Santa Catarina é um estado rico em atrativos, com potencial e capacidade para atrair eventos de diversas áreas. Por isso, o anseio do GT é reunir forças para fomentar e consolidar este segmento”, afirma Jô Cintra.
Seminário Mice
O GT já está planejando o 2º Seminário Mice (sigla em inglês de Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions), para julho deste ano. A primeira edição teve a participação de cerca de 250 representantes do trade de todo estado e contou com painelistas nacionais e internacionais. As discussões providas durante o seminário embasaram a elaboração da Carta Mice, entregue ao secretário na reunião do GT nesta quarta-feira.
Ascom - SOL
(48) 3665 - 7436
Foto: Saul Oliveira