A- A A+

Ar fresco, densa mata, diferentes espécies de pássaros e outros animais, somam-se ao ritmo inconstante da água que despenca das cachoeiras, compondo um cenário paradisíaco. Estamos falando da região turística Vale Europeu, onde a tranquilidade da natureza se mescla às inúmeras possibilidades de esportes de aventura, como rafting, canyoning, trekking, water trekking, rapel e montanhismo, graças à abundância de água. Nesse texto, elencamos sete municípios dessa região onde a joia do turismo são as quedas d’água de diferentes proporções.



Apiúna
Apiúna oferece condições ideais para a prática de esportes. São dezenas de cachoeiras e trilhas que aproximam o visitante da natureza com boas doses de adrenalina. No Vale do Ribeirão Neisse, seguindo pela estrada geral de Barra do Salão, estão as cachoeiras Três Dedos, com 45 metros de altura, e Andorinhas, com 18 metros, bastante procuradas por adeptos do ecoturismo e turismo de aventura.
A 20 km do centro da cidade, por estrada de chão, fica a Cachoeira do Baú, na localidade de mesmo nome. Uma caminhada de cinco minutos em campo aberto leva ao topo, de onde se tem uma belíssima vista de um canyon cercado pela Mata Atlântica. A Cachoeira do Baú, com 35 metros de queda livre, possibilita a prática de rapel e caminhadas por dentro do ribeirão.
Também em Apiúna, no Morro da Cruz, fica um dos pontos mais procurados para a descida em bote inflável pelo Rio Itajaí-Açu, num percurso aproximado de 8km de corredeiras de variados níveis de dificuldade.


Doutor Pedrinho
Depois de percorrer 10km por estrada de terra e um trecho de cerca de 1km a pé, o visitante é surpreendido pela beleza da Cachoeira Véu de Noiva, com queda de 63 metros, em Doutor Pedrinho. No mesmo município estão a Alto Capivari, ou Cachoeira Paulista, com 40 metros de altura, própria para rapel, a Cachoeira Negherbon II, ideal para banhos, e a Cascata Santo Donner, a apenas 7km do centro.

Atalanta
O esforço da comunidade no trabalho de reconstituição da Mata Atlântica garantiu ao município de Atalanta preservar as fontes d’água e tê-la em abundância. Na área do Parque Natural Municipal há duas cachoeiras, ligadas por uma trilha: a Cascata Córrego do Rio Caçador, com 18 metros, e a Cachoeira Perau do Gropp, com 41m, que pode ser apreciada de um mirante instalado no parque. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados e domingos, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Serra do Pitoco, cortada pelo Rio Dona Luiza, conta com uma cascata de aproximadamente 9 metros de altura, com trilha de fácil acesso.

Benedito Novo
A Cachoeira Salto do Zinco é um dos cartões postais de Benedito Novo. Rodeada por vasta Mata Atlântica, a água cristalina que desliza o paredão de 76 metros de altura encanta turistas e esportistas. Localizada em área particular, o acesso só é permitido com autorização dos proprietários das 9h às 17h, aos sábados, domingo e feriados. Outras cachoeiras bastante visitadas no município são a do sítio Begalke e a Ribeirão do Tigre.

Presidente Getúlio
O município de Presidente Getúlio também guarda preciosidades da natureza e oferece aos visitantes um cenário perfeito para a prática de esportes de aventura. São 72 quedas d’água identificadas, o que agregou ao município o codinome de Vale das Cachoeiras.
A 6km do centro da cidade, pela Estrada Geral Mirador, está a Cachoeira do Salto Grahl, que fica dentro de uma propriedade particular e o ingresso custa R$ 5,00 por pessoa. Um pouco mais distante, a 20km do centro, está a Cachoeira Tabarelli, no Vale dos Índios, com 47 metros de queda, e a Cachoeira do Cará, com 62 metros de altura.

Rio dos Cedros
A Cachoeira Gruta do Índio, que no passado serviu de abrigo a famílias indígenas, tem mais de 25 metros de queda e belos paredões de pedra. Para chegar até ela deve-se seguir para a Região dos Lagos, em direção ao Lago Pinhal, quase na divisa de Rio Negrinho com Alta Pedra Preta. A visitação é admitida aos finais de semana, com agendamento via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A taxa de entrada é de R$ 5,00.
O Lago Pinhal fica entre as encostas do Alto Vale do Itajaí. Foi criado em 1950 pelo represamento dos rios Bonito, Palmeiras e Cedros para construção de uma hidrelétrica. Na região dos Lagos há pelo menos 78 cachoeiras.
Na localidade Alto Palmeiras, a cerca de 40 km do centro da cidade, fica a cachoeira Formosa, uma das maiores do município, com cerca de 40 metros de altura. O local possui fácil acesso e grande área para camping.

 

Mais informações:

Carla Coloniese

Ascom/SOL

(48) 3665-7436

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito