A- A A+

Que Timbé do Sul é rico em natureza e preservação, muitos sabem, mas nem mesmo os moradores do município conhecem uma por uma das suas cachoeiras, até porque algumas foram recém descobertas. A exuberância da paisagem é um convite para aproveitar o verão e aplacar o calor sob a vegetação das montanhas e um mergulho em águas cristalinas.

foto luiz fernando soares prefeitura timbe

Segundo a Secretaria de Planejamento e Turismo de Timbé do Sul, que fica no sopé da Serra Geral, nas escarpas da chamada Serra da Rocinha, são mais de 50 cachoeiras catalogadas no interior do município, de tamanhos variados, podendo ter até 200 metros de altura. “Algumas já eram conhecidas e outras foram descobertas agora, batizadas com os nomes que apresentam fundamento conforme o local, a história ou a relevância”, explica o secretário da pasta, Gislael Floriano. “Temos diversidade de tamanho, volume de água e cada uma com sua beleza particular. Visitá-las é recarregar as energias, por isso a importância de preservar a natureza”, complementa.

Na temporada de verão o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente. Entre tantas opções, as cachoeiras mais procuradas são da Cortina, do Rio do Salto, da Trilha do Portal (Bromélias, Macuco e Begônia), das Noivas, Cascata do Padre, além das piscinas naturais.

Os locais são propícios para banho e turismo de aventura, mas nem todos têm fácil acesso. Por isso a Secretaria mantém, durante todo o ano, trilhas, placas e manutenção de alguns locais para orientar turista e moradores. “O turismo tem ganhado cada vez mais espaço na nossa região. Buscamos viabilizar infraestrutura nas estradas e construção de pontes. Hoje somos responsáveis por mais de 600 km de estradas municipais e dar essa atenção está sendo uma conquista”, destaca o prefeito, Eclair Alves Coelho.

Mesmo assim, ainda há locais para serem explorados e identificados pela prefeitura. “Algumas cachoeiras são íngremes, verticais, com escalada, trilhas com médio a alto grau de dificuldade por ser dentro dos Canyons, mas nada que um bom trilheiro não desfrute”, acrescenta Floriano.

Timbé do Sul, a 270km de Florianópolis, está localizado na região turística Caminho dos Canyons. Abriga os canyons do Amola Faca e das Três Irmãs e as Furnas do Molha Coco e Rocinha II. A região também possui várias rampas naturais para voo livre, como o Poço do Caixão, com 1.228 metros de altitude. A maioria das atrações requer acompanhamento de guia.

 

Serviço:

Informações sobre os acessos às cachoeiras:

Secretaria Municipal de Turismo, pelo telefone (48) 3536-1133 ou com Helker Napoli pelo (48) 9143-9138. 

www.timbedosul.sc.gov.br

Facebook: /timbedosul.asscom

 

Ascom/SOL com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbé do Sul


JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito