Até o final de março o município receberá 27 embarcações, quatro delas trazem passageiros de fora do país, principalmente europeus. Com essa agenda, Porto Belo contabilizará nesta temporada quase o triplo do número de transatlânticos de 2014/2015, quando ancoraram 10 navios. Serão cerca de 55 mil turistas e 19,5 mil tripulantes circulando no município e região. Somam-se a eles outros 60 mil veranistas que procuram os balneários da cidade.
Somente com os cruzeiros, estima-se a injeção em torno de R$ 12 milhões na economia local e regional. Ao desembarcarem, muitos turistas aproveitam o tempo em terra para conhecer outras cidades da região, como Blumenau, Florianópolis, Itapema e Balneário Camboriú. “Toda região ganha com a vinda dos navios”, salienta Regiane Gonzalez, turismóloga e assessora técnica da Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo.
O resultado reflete o trabalho do município para a recuperação do mercado de cruzeiros. Além do título de Primeiro Porto Turístico Regularizado do Brasil, avanços no processo de alfandegamento reforçam a confiança das companhias que operam transatlânticos. A estrutura física está em fase final, assim como a parte documental necessária para o início de atividades alfandegárias. Além disso, investimentos estão sendo feitos no porto e no píer para melhorar e modernizar a estrutura.
Reconhecido internacionalmente como um porto natural, possui calado que permite receber grandes navios, como o Costa Pacífica, o maior desta temporada. O transatlântico, que atracou no domingo, 17 de janeiro, estava praticamente lotado, com 3.750 passageiros (de uma capacidade de 3.780) e 1.060 tripulantes. Além do tamanho, outro diferencial dessa embarcação foi o tempo de permanência: chegou no início da manhã e zarpou perto da meia-noite. Em média, de acordo com Regiane, a permanência dos navios no porto é de oito horas.
Para recepcionar tanta gente a Fundação Municipal de Turismo investe na contínua capacitação da equipe, explica a turismóloga Regiane. O receptivo atua em frente ao Píer Municipal, no Centro, orientando e informando os visitantes sobre os principais pontos turísticos da cidade. “Queremos que todos tenham aqui a melhor experiência da viagem”, resume.
Carla Coloniese
Ascom SOL
Foto: Divulgação Prefeitura de Porto Belo