O ano de 2015 foi produtivo para a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, no fomento e desenvolvimento das três áreas, apesar das dificuldades na economia do país. Uma das principais comemorações do ano foi a reconquista do título de melhor estado do Brasil para viajar, concedido pela Revista Viagem e Turismo (Editora Abril). Essa foi a oitava vez que Santa Catarina recebeu o prêmio.
A ação de maior destaque foi a realização da licitação do centro de eventos que já está sendo construído em Balneário Camboriú. “Essa obra é muito importante para Santa Catarina e com ela estaremos no radar dos grandes eventos nacionais e internacionais. Isso sem contar a injeção que quase R$ 90 milhões na economia local em função da compra de materiais, equipamentos e contratação de mão de obra”, destacou o secretário Filipe Mello.
Além da licitação, entre as principais ações realizadas pela SOL, estão:
- Abertura da cafeteria no Centro Integrado de Cultura;
- Apoio à exposição de Joan Miró;
- Capacitação de jovens rurais para o turismo por meio do Programa SC Rural;
- Abertura de programas de transferência de recursos para projetos de turismo, cultura e esporte;
- Participação em feiras e eventos de turismo e realização de campanha publicitária para a promoção de Santa Catarina;
- Restauração do Palácio Cruz e Sousa e realização de homenagens na passagem do aniversário do poeta;
- Descentralização de recursos para o Projeto Turístico Caminho das Neves – ligação entre as serras gaúcha e catarinense;
- Valorização do esporte: realização de eventos esportivos e paradesportivos em Santa Catarina (Jasc, Olesc, Jesc, Parajasc, Jasti, Joguinhos), contemplando diferentes faixas etárias; patrocínio de atletas; realização do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte;
- Desenvolvimento de material gráfico e audiovisual para segmentos turísticos; organização de eventos e seminários para discutir ações para fomento aos segmentos turísticos. Elaboração do novo site da SOL e mais dinamismo nas redes sociais.
Para concretizar muitas dessas ações, a Secretaria contou com a parceria da Fundação Catarinense de Cultura, Fesporte e Santur.
Também é importante destacar que os esforços feitos ao longo do ano para a promoção turística no mercado nacional e nos países da América Latina resultará em um temporada com crescimento de 30% na movimentação turística em relação ao ano passado. A expectativa é de um fluxo de 8 milhões de pessoas, entre catarinenses, estrangeiros e visitantes de outros estados do país.