Começou ontem, 09, mais uma edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) e hoje as competições já estão em andamento. A etapa estadual dos Jasc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Fesporte, em parceria com as prefeituras de Joaçaba, Herval D’Oeste e Luzerna, e com o apoio de Erval Velho e Lacerdópolis.
A cerimônia de abertura, realizada ontem, contou com a presença de representantes de 77 municípios que estão na etapa estadual. Nos jogos estão envolvidos cerca de 4.600 atletas. "Este é o maior evento esportivo de Santa Catarina e que encerra nosso calendário. Sabemos o quanto os atletas treinaram e se prepararam ao longo do ano para chegar aqui. E é por isso que essa competição é tão importante", afirmou o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, que na ocasião representou o Governador do Estado.
Um dos destaques da solenidade de abertura dos 55º Jogos Abertos de Santa Catarina foi a chegada do fogo simbólico, pelas mãos de Ivan Maziero, o Macarrão, 46 anos. Formado na base de Joaçaba, ele defendeu o Brasil em três Olimpíadas como atleta da modalidade de handebol: em Barcelona, em 1992; em Atlanta, em 1996; e em Atenas, em 2004. Macarrão é natural de Joaçaba e mesmo tendo rodado o mundo, ainda mantém relações próximas com o município. Em 2007, ele ajudou a equipe da cidade a conquistar o título inédito no handebol dos Jasc.
Ascom SOL, com informações da Fesporte