O público lotou o Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, na expectativa de conhecer os grandes vencedores do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte de 2015. A cerimônia de premiação foi realizada nesta segunda, 07, junto com a entrega da Comenda do Mérito Desportivo e Medalha Marcílio César Ramos Krieger, entregues respectivamente pelo Conselho Estadual de Esportes e Tribunal de Justiça Desportiva.
O Troféu Gustavo Kuerten é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, em parceria com o Instituto Gustavo Kuerten. Para o secretário Filipe Mello, a cerimônia é uma forma de fechar o ano esportivo reconhecendo e valorizando o esforço de atletas, entidades e profissionais da área esportiva. "É muito gratificante ver este evento acontecer porque ele consagra o esporte, que é tão importante para reforçar valores na sociedade. Só temos que agradecer ao Guga por emprestar o nome a este grande prêmio", disse o secretário.
Durante a cerimônia foi lembrada uma das mais importantes conquistas do maior tenista catarinense: há 15 anos, Gustavo Kuerten chegou ao topo do ranking do tênis mundial, permanecendo em primeiro lugar por 43 semanas. No dia 03 de dezembro de 2000, a liderança foi alcançada com a vitória do Masters Cup, em Lisboa. "Quando entrego o troféu na mão do vencedor, sinto a emoção daquela pessoa. Que esse dia seja apenas o primeiro passo para um futuro brilhante", disse aos atletas. Também reforçou que o esporte vai muito além de uma vitória. "Se esse for o único objetivo, é muito pouco. Não podemos pensar só no resultado. O esporte é uma grande lição de vida", concluiu.
O prêmio foi dividido em 15 categorias. A votação popular pela internet, uma das etapas da escolha, teve a participação de aproximadamente seis mil pessoas – recorde desde a criação do prêmio.
Os vencedores do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte 2015 foram:
1. O MELHOR ATLETA
DOUGLAS SANTOS BROSE
MODALIDADE: KARATÊ
2. A MELHOR ATLETA
VALÉRIA KUMIZAKI
MODALIDADE: KARATÊ
3. O MELHOR ATLETA PARADESPORTIVO
LUCAS ANDRÉ FERRARI
MODALIDADE: ATLETISMO
4. A MELHOR ATLETA PARADESPORTIVO
SHEILA FINDER
MODALIDADE: ATLETISMO
5. O MELHOR ATLETA DE FUTEBOL PROFISSIONAL
ALEX ROBERTO SANTANA RAFAEL
NATURAL DE VOTORANTIN/SP
GOLEIRO - FIGUEIRENSE
6. O(A) ATLETA REVELAÇÃO
LUCAS VICENTE
MODALIDADE: SURF
FLORIANÓPOLIS
7. REVELAÇÃO PARADESPORTIVO
SUZANA NAHIRNEI
MODALIDADE: ATLETISMO
BLUMENAU
8. A MELHOR ENTIDADE ESPORTIVA
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO ESPORTE NEOTRENTINO
Data de fundação: 02/02/02
Município: Nova Trento
9. A MELHOR ENTIDADE PARADESPORTIVA
AFADEFI - ASSOCIAÇÃO DE APOIO AS FAMÍLIAS DE DEFICIENTES FÍSICOS
Área que fomenta: Basquete em Cadeiras de Rodas, Atletismo, Bocha Paralímpica
Data de fundação: 07/11/02
Município: Balneário Camboriú, SC
10. O(A) MELHOR TÉCNICO
MARIA HELENA KRAESKI
Modalidade: Ginástica Rítmica
11. O(A) MELHOR TÉCNICO DO PARADESPORTO
ALEXANDRE MEDEIROS GHIZI
Modalidade: Tênis de Mesa
12. A MELHOR EQUIPE ESPORTIVA
ASSOCIAÇÃO DE GINÁSTICA RÍTMICA DESPORTIVA DE JOINVILLE
Modalidade: Ginástica Rítmica - município de Joinville
13. A MELHOR EQUIPE PARADESPORTIVA
TÊNIS DE MESA PARADESPORTO – ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DE CRICIÚMA - JUDECRI
Município: CRICIÚMA
14. O(A) MELHOR ÁRBITRO(A)
PAULO LUIS BEAL
Modalidade: Voleibol
15. O(A) MELHOR ÁRBITRO(A) DO PARADESPORTO
ELIZABETH ALBANO
Modalidade: BOCHA PARALÍMPICA
Comenda do Mérito Desportivo
Entregue pelo Conselho Estadual de Esportes, a Comenda do Mérito Desportivo é um reconhecimento a personalidades que tenham se destacado e/ou prestado serviços relevantes ao esporte catarinense ou nacional.
Neste ano foram homenageados Ademar Silva, Carlos Augusto Vieira, Francisco da Costa Baptista Neto, Manuel Obdulo Rebelo e Nilo Borgonovo – todos com extenso currículo na área de esportes e ampla participação em eventos esportivos. Além das personalidades, uma entidade recebeu a Comenda Institucional: foi a Associação Desportiva Hering, fundada em 05 de fevereiro de 1964, em Blumenau.
Para a presidente do Conselho Estadual de Esportes, Michele de Souza, realizar a entrega da Comenda junto com o Troféu Gustavo Kuerten é especialmente importante para integrar as gerações do esporte. "É uma oportunidade para os jovens atletas conhecerem o trabalho de pessoas que tanto contribuíram com o esporte catarinense", destacou.
Medalha Marcílio César Ramos Krieger
Personalidades ligadas ao esporte também foram agraciadas com a Medalha Marcílio César Ramos Krieger, entregue pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC)
Neste ano, os escolhidos pelo TJD-SC para receber a honraria foram o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua Peixoto Filho, e o mestre em Educação Física pela USP e doutor pela Unicamp, Laércio Elias Pereira.
“A medalha é uma homenagem a todos que dão uma efetiva contribuição à justiça desportiva”, concluiu o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Luciano Hostins.
Ascom/SOL