A- A A+

Os resultados referentes à conclusão da Pesquisa de Demanda Turística de Joinville, iniciada em junho de 2006 e encerrada em agosto de 2007, e que analisou um total de nove eventos realizados em dois espaços na cidade será lançada nesta quarta-feira, dia 1° de outubro, às 8h 30 min, no Centro de Gastronomia da Univille.     

       Os resultados referentes à conclusão da Pesquisa de Demanda Turística de Joinville, iniciada em junho de 2006 e encerrada em agosto de 2007, e que analisou um total de nove eventos realizados em dois espaços na cidade será lançada nesta quarta-feira, dia 1° de outubro, às 8h 30 min, no Centro de Gastronomia da Univille.     

O objetivo da pesquisa foi levantar informações para identificar o perfil do turista e o comportamento do consumidor que freqüenta a cidade. Caracterizar a demanda de turistas é uma das formas de auxiliar futuros investidores e empresários privados ou públicos, a investir no desenvolvimento do setor, principalmente na corrente do turismo de negócios e eventos, principal pólo atrativo de Joinville.     

        Além das características gerais, do perfil socioeconômico dos turistas e sua permanência em Joinville, a pesquisa também possibilitou a análise de aspectos como transporte, meios de hospedagem e gastronomia da cidade.         

     Os eventos analisados, realizados no Centreventos Cau Hansen e no Complexo Expoville  foram: 36ª Assembléia Nacional de Serviços Municipais de Saneamento – SAMAE, junho de 2006; 24° e 25° Festival de Dança de Joinville em julho de 2006 / 2007; 2ª Festa das Tradições de Joinville, em agosto de 2006; XVII Acorbat (Reunião Internacional de Associação para a Cooperação em Pesquisas de Bananas no Caribe e na América Tropical) em outubro de 2006; 68ª Festa das Flores em novembro de 2006, 23ª Jornada Sul-brasileira de Cirurgia Plástica em março de 2007; XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde do CONASEMS e IV Congresso Brasileiro de Saúde Cultura de Paz e Não-Violência em junho de 2007 e VIII Congresso Nacional Intermodal dos Transportes de Cargas, em agosto de 2007.    

        Dos eventos avaliados, os que possibilitaram maior número de entrevistas e que trouxeram maior número de turistas à cidade foram as duas edições do Festival de Dança e da Festa das Flores.            Entre as conclusões, a pesquisa aponta que Joinville apresenta um enorme potencial no que se refere ao turismo de negócio e eventos, e deve continuar explorando essa área. A de criação de um city tour para estimular o turista a freqüentar os demais atrativos da cidade bem como motivá-lo a retornar a Joinville foram estratégias necessárias apontadas pela pesquisa.         

    A pesquisa foi realizada pela Promotur – Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville, com a parceria do JCECVB – Joinville Costa de Encanto e Convention & Visitors Bureau e da Univille – Universidade da Região de Joinville.

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito