A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) sediou, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, o workshop Capacitando para atender o turista LGBT. O evento é voltado a proprietários e gestores de hotéis, restaurantes, bares, receptivos e outros setores auxiliares do trade turístico.
O workshop é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Turismo LGBT da SOL, contando também com o apoio da Prefeitura de Florianópolis e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (Abih-SC).
Os trabalhos técnicos começaram com um módulo ministrado pela escritora Laura Bacellar. Ela tratou, de uma forma bem-humorada, sem perder a seriedade da questão, sobre o perfil LGBT. Mostrou cronologicamente as transformações sociais na saúde, legislação e de visibilidade, abordando como lidar com rótulos. Também apresentou estratégias de sucesso de grandes empresas e destinos.
Conforme a palestrante, os movimentos LGBT no país estão em crescimento, chamando a atenção para as reivindicações deste público. “Hoje temos mais de 300 paradas da visibilidade LGBT no Brasil, incluindo em cidades pequenas”, afirmou.
As atividades continuaram à tarde com o pedagogo Joaquim Perez. Ele abordou aspectos práticos no atendimento do público LGBT nos meios de hospedagem, salientando comportamentos e atitudes que não reforcem estereótipos e preconceitos. Entre as dicas, ele mencionou o conhecimento de vocabulário adequado, o tratamento pelo nome social conforme o gênero, atender de modo simples e direto e não tentar presumir as preferências do cliente com base em generalizações.
O workshop continua nesta quinta-feira, 01, com módulos de capacitação para profissionais e gestores de restaurantes, bares, receptivos e outros setores auxiliares do trade turístico, entre 9h e 18h.
Ascom SOL
48 3665 7436