A- A A+

Apresentar o projeto para o desenvolvimento turístico do Parque dos Lagos – Complexo Ambiental, Turístico, e Cultural do Patrimônio Natural Histórico, Arqueológico e Paisagístico do Rio Pelotas foi o intuito de uma reunião realizada na sexta-feira, 18 de setembro, na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL).

A proposta é criar uma comissão envolvendo pesquisadores e técnicos, em uma parceria institucional, para realizar o levantamento do patrimônio natural e cultural da Região dos Lagos formados pela represa da Barra Grande, na divisa com o Rio Grande do Sul.

A comissão foi formada por representantes da Diretoria de Projetos Estruturantes (DPE) da SOL, Iphan, Udesc, Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel). Conforme o secretário executivo da Adrel, César Lavoura, devido ao fato da Região dos Lagos ser distinta, o estilo de vida e cultura típicos dos tropeiros locais foi bastante preservada. “Queremos dar visibilidade a essas características, atraindo o interesse de visitantes, melhorando as condições econômicas da comunidade local. Tudo isso, claro, preservando o patrimônio cultural e natural que é o nosso maior bem”, explica.

A partir de um levantamento mais detalhado dos recursos naturais, sítios arqueológicos e demais atrativos, a proposta seria estabelecer os locais mais adequados para atividades de lazer, como trilhas ecológicas e pesca esportiva, bem como estruturas de apoio náutico, já que o lago formado pela represa tem grande potencial para navegação.

Os municípios da Região dos Lagos que compõem a Adrel são Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Capão Alto e Cerro Negro, em santa Catarina, e Bom Jesus, Esmeralda, Pinhal da Serra e Vacaria, no Rio Grande do Sul.

Ascom SOL

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito