A- A A+

Como parte do processo de preparação da passagem da Tocha Olímpica em cidades de Santa Catarina, o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Filipe Mello, participou de uma reunião de mobilização e engajamento com os municípios e instituições envolvidas, representando o governador Raimundo Colombo, realizada na sexta-feira, 28.

alt

Entre os meses de abril e agosto de 2016, a Chama Olímpica passará por cerca de 500 localidades brasileiras dos 26 estados e do Distrito Federal, culminando na Abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 no dia 05 de agosto no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Em cerca de 300 dessas localidades ocorrerá o “Revezamento da Tocha Olímpica”.  Para o secretário, o evento vai divulgar a melhor imagem do Brasil e de Santa Catarina para o mundo: “Vamos mostrar toda nossa diversidade esportiva, cultural e turística, patrimônios históricos e belezas naturais. Santa Catarina se orgulha de participar de uma das etapas desse processo”.

O evento contou com a participação do Ministro do Esporte, George Hilton. Esta será a primeira Olimpíada da história dos jogos na América do Sul. A expectativa do ministro é que o evento esportivo seja uma grande celebração: “Temos a responsabilidade de fazer com que a chama do espírito olímpico não se apague. SC terá um grande papel nesse contexto, pois é um povo com tradição de ser alegre e receptivo”.

altFotos: Ana Paula Flores (Ascom/SOL)

Em seguida, o ministro entregou novos equipamentos no Centro de Ginástica Rítmica de Santa Catarina, no Instituto Estadual de Educação. Os materiais foram adquiridos com recursos de convênio entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
Também estiveram presentes representantes dos ministérios do Turismo, Relações Institucionais, Defesa, Justiça e Agência Brasileira de Inteligência, além da Autoridade Pública Olímpica e do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. O presidente da Fundação Estadual de Esporte (Fesporte), Marcelo Kowalsky, também esteve na solenidade.

Entenda o Revezamento da Tocha Olímpica
O papel do Governo do Estado e dos Municípios na organização do revezamento é a prestação dos serviços públicos necessários para que o evento, que envolve 83 cidades brasileiras, aconteça com tranquilidade. A tocha será conduzida por cerca de 12 mil pessoas. A previsão é de que ela seja acesa entre os meses de abril e maio de 2016, na tradicional cerimônia realizada em Olímpia, na Grécia. O destino final do revezamento será o estádio do Maracanã, no dia 5 de agosto de 2016, quando a tocha será usada para acender a pira olímpica durante a abertura dos Jogos.

20 cidades catarinenses farão parte do revezamento: Araranguá, Balneário, Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Ilhota, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Laguna, Palhoça, ​São Francisco do Sul, São José, São Lourenço do Oeste, Sombrio e Tubarão.

Selecionados para carregar a tocha
O Comitê Olímpico já selecionou alguns nomes para carregar a tocha, enquanto os patrocinadores estão promovendo campanhas para selecionar outras pessoas. A SOL tem um servidor que foi indicado na campanha do banco Bradesco e está concorrendo a uma vaga para participar do revezamento. Paulo Roberto, paratleta de goalball, pratica a modalidade em 2003 e foi o artilheiro e atleta revelação no campeonato nacional. O expressivo desempenho o levou para as Paralimpíadas de Pequim, na China, em 2008.
De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo.

 

Mais informações:
ASCOM SOL
(48) 3665-7436

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito