O Grupo de Trabalho (GT) de Turismo de Negócios e Eventos da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte reuniu-se na quarta-feira, 19, para dar continuidade ao planejamento de ações focadas no fortalecimento desse segmento no estado. O encontro foi sediado no Centro de Eventos e Convenções Expoville, em Joinville.
Na abertura das atividades foi lida a Carta Santa Catarina MICE, documento elaborado durante o 1º Seminário MICE Santa Catarina, que aconteceu em julho, em Florianópolis. A sigla MICE é usada para referir-se a um tipo específico de turismo que, em uma tradução livre, abrange encontros, incentivos, conferências e eventos ou feiras.
O documento reúne as prioridades do turismo MICE no estado, que gera R$ 14,8 bilhões em receita anual e emprega formalmente 510 mil pessoas. Isso corresponde, respectivamente, a 12,5% do PIB e 11,9% do total de postos de trabalho em Santa Catarina.
Dada a importância socioeconômica do segmento, são apontadas, entre outras coisas, a necessidade de uma política de apoio à geração, captação e promoção de eventos que ofereça condições de competitividade para a prospecção de novos negócios; o investimento em pesquisa e tecnologia, assim como no diagnóstico do potencial de cada subsegmento MICE.
Conforme foi salientado na reunião, uma política de incentivo ao turismo de negócios e eventos é especialmente importante evitar o problema na descontinuidade na gestão pública. “O planejamento do turismo de negócios e eventos vai de médio a longo prazo. Ocorre de um evento ser captado durante um governo, mas só acontecer no próximo. Então acreditamos que uma política pública nos trará a segurança de que os acordos firmados serão mantidos numa eventual transição”, explica a presidente do GT, Jô Cintra.
Sobre os GTs
A criação dos GTs na SOL busca o fortalecimento das políticas públicas de segmentação. Cada grupo é formado a partir da necessidade de fomentar, planejar e estruturar os segmentos turísticos de Santa Catarina, de modo a contribuir para o direcionamento adequado na realização das ações relativas aos segmentos.
As atividades do GT de Negócios e Eventos foram retomadas no início de 2015 com a intenção de fortalecer a captação de eventos para todo estado de Santa Catarina, unindo entidades, empresários, convention bureaux, governo e administradores de centros de eventos.
Expoville
O Complexo Expoville é um importante centro de eventos, negócios e lazer de Joinville, com toda instraestrutura para feiras, congressos, formaturas, shows, entre outros eventos de grande porte. É formado por um Centro de Convenções com 15 auditórios e capacidade para 4.540 pessoas, além de hall com restaurante, secretarias, serviço de catering e um Centro de Exposições dividido em Pavilhão A e B, que juntos medem 18.400m². Está localizado às margens da BR-101, ao lado do pórtico de entrada de Joinville.
Carla Coloniese
Ascom-SOL
(48) 3665 7436