Nesta quarta-feira, 12, a cidade de Lages sedia o Encontro de Jovens Empreendedores do Meio Rural Catarinense. Entre outras autoridades, o evento contou com a presença do governador Raimundo Colombo, do secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, do secretário de Agricultura, Moacir Sopelsa e do presidente da Epagri, Luiz Hessmann.
"Com o SC Rural, estamos capacitando e incentivando os jovens a permanecerem no campo. A agricultura é um atividade econômica muito importante e fundamental para a economia de Santa Catarina", afirmou o governador. O encontro reúne jovens de todo estado que passaram pelos cursos de formação em Liderança, Gestão e Empreendedorismo promovidos pela Epagri desde 2013, com recursos do Programa SC Rural. Já foram realizados 26 cursos em 13 centros de treinamentos da Epagri. Os cursos têm duração de oito a dez semanas e são ministrados em etapas que unem teoria e prática.
Dentro do programa, a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) é responsável pelas capacitações sobre turismo para os jovens rurais. Durante essas etapas, que duram de dois a três dias, os alunos aprendem noções básicas sobre turismo, segmentação turística, empreendedorismo e sustentabilidade. As turmas também realizam visitas técnicas para conhecer de perto os modelos de empreendimentos rurais existentes em Santa Catarina, como pousadas e empresas que oferecem estruturas para pesca e cavalgadas. "O turismo rural vem ganhando destaque entre famílias e visitantes que querem sossego, tranquilidade e buscam o estilo de vida do campo. É por isso que o treinamento dos jovens é fundamental, já que este segmento está crescendo em diferentes regiões de Santa Catarina", destacou o secretário Filipe Mello.
Em 2014 cerca de 300 alunos participaram das capacitações sobre turismo rural. Neste ano, no primeiro semestre, foram realizados seis encontros, nas cidades de Agronômica, Itajaí, Joinville, São Miguel do Oeste, Florianópolis e Concórdia. No segundo semestre, serão mais oito encontros, em Videira, Campos Novos, Agronômica, São Joaquim, Tubarão, Araranguá, Canoinhas e Chapecó. No total, em 2015, cerca de 350 jovens rurais serão capacitados sobre turismo.
Raquel Santi
Ascom/SOL