A- A A+

Na reunião do Comitê Executivo à Copa do Mundo 2014, realizada nesta segunda-feira, dia 22 de setembro, as dez Câmaras Temáticas apresentaram os relatórios de ações prioritárias definidas nas reuniões setoriais que aconteceram durante a semana passada. O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, abriu a reunião e conduziu os trabalhos. “Estamos com um trabalho muito afinado e adiantado, o que aumenta nossas chances nesta disputa. Esse será um evento de todo o Estado, que gerará promoções turísticas e divisas para a capital e para os municípios vizinhos. Além do legado esportivo, das obras que ficarão para a cidade, teremos um retorno dessa promoção turística por um longo período, no Brasil e no exterior”, disse o secretário de Etado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.

A Câmara de Promoção e Divulgação, coordenada pelo diretor de Divulgação da Secretaria de estado da Comunicação de Santa Catarina, Marcello Rego, anunciou as primeiras ações dirigidas para a mobilização da população e a promoção do Estado, no sentido de reforçar a candidatura da capital ao evento. A proposta trouxe logomarca, slogan, portal interativo, ações promocionais em eventos, campanha publicitária e produtos de divulgação. O coordenador da Câmara de Infra-Estrutura Esportiva, Carlos Gonzaga Aragão anunciou o início das obras do novo estádio onde hoje está o Orlando Scarpelli (futuro Estádio de Florianópolis) começam no dia 30 de janeiro de 2010, com previsão de entrega para o dia 31 de dezembro de 2012. “Estamos dentro do cronograma previsto pela FIFA e temos a vantagem de contar com investimentos privados para esta obra, que é estratégica para o sucesso da candidatura”, disse Aragão. Segundo ele, as cidades que dependem do financiamento público para construção dos estádios para a Copa do Mundo enfrentam várias dificuldades no processo.

A Câmara de Segurança e Informações informou que sua atuação compreenderá um raio de até 300 km da capital catarinense, atingindo as fronteiras com o Rio Grande do Sul e Paraná. No setor de Qualidade de Vida, foi anunciada a criação de várias unidades hospitalares com atendimentos nas especialidades esportivas. Sobre aeroportos e vias fderais, a Câmara responsável projeta investimentos de R$ 1,6 bilhões que contemplarão as obras necessárias, como acessos da BR 101 à capital catarinense. O acesso ao aeroporto Hercílio Luz será uma obra de parceira público-privada que deverá atingir investimentos de R$ 65 milhões. O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, coordenador da Câmara de Infra-Estrutura Turística disse que o número de unidades habitacionais exigido pela FIFA já está atendido por Santa Catarina. “Temos mais de quatro mil unidades comprometidas com o evento, contando com novos empreendimentos, inclusive já em fase de construção”, disse o presidente da Santur.      

No dia 29 de setembro, Santa Catarina fará uma nova apresentação à CBF, durante o Seminário da Copa do Mundo 2014, a ser realizado no Rio de Janeiro. O anúncio das cidades-sede deverá acontecer em março de 2009.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito