Lançado na quarta-feira (15), em Florianópolis, o Grupo de Trabalho (GT) de Enoturismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL). A finalidade do GT é reunir esforços e conhecimento para a elaboração de políticas públicas que possam dar suporte ao desenvolvimento desse segmento turístico, com a estruturação das rotas do vinho e fortalecimento de mercados, qualificações e certificações.
Na abertura do evento, a vice-presidente da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe da Região de Urussanga (Progoethe), Gizelda Mazon, compartilhou com os presentes uma síntese do trabalho realizado com produtores de vinho e uva na região, que resultou na criação da entidade e depois a conquista do registro oficial da primeira Indicação Geográfica (IG) de Santa Catarina, o ‘Vales da Uva Goethe’. “O que nos motivou a construir este projeto, que levou tempo, foi o fato de termos um produto único e com tradição”, disse. “Fico feliz que o Estado esteja despertando para esse segmento, porque temos muita riqueza ainda a ser explorada”, completou.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Vinho de Santa Catarina (Sindivinho/SC), Celso Panceri, o potencial do enoturismo está exatamente na sua capacidade de agregar outros elementos. “A produção do vinho é uma herança da imigração italiana, é da nossa cultura, junto com o nosso sotaque, nossos costumes, a simplicidade que é o nosso diferencial”, frisou.
A diretora de Políticas Integradas do Lazer (Pdil), Simone Machado, representando o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, salientou a importância da participação dos variados segmentos no GT e a necessidade de que o grupo estabeleça e cumpra um cronograma permanente de atividades. “Queremos realizar ações que sejam pautadas pelo grupo como prioridades do segmento turístico”.
Também participaram do ato de lançamento o presidente da Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), Acari Amorim e a secretária de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Pagani, pesquisadores do enoturismo, representantes de instituições de ensino e de outras secretarias de Estado.
Na sequência, Marília Hafermann, da Fecomércio, e Flávia Baratieri Losso, professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) apresentaram ao público uma análise do segmento no estado e as tendências. “Temos cada vez mais certeza de que o enoturismo fortalece a imagem do vinho”, resumiu Flávia.
A próxima reunião do GT ficou agendada para o dia 04 de agosto, em Urussanga, conforme a sugestão apresentada pelo o consultor técnico da SOL, Márcio de Souza. Interessados em integrar o grupo devem encaminhar um ofício para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Para mais informações sobre o GT de Enoturismo contatar a Consultoria de Captação de Eventos da SOL - (48) 3665-7437/3665-7470 .
ASCOM/SOL
(48) 3665 7436