A- A A+

“O segmento de turismo de negócios e eventos é um dos que mais crescem no mundo - e Santa Catarina não pode ficar de fora”. Com esta frase o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, foi enfático ao comunicar que o estado está atento a este setor. Conforme a presidente do Grupo de Trabalho de Turismo de Negócios e Eventos de SC, Jô Cintra, estudos mostram que os gastos diários deste público são de US$ 285 contra U$ 68 do turista que viaja a lazer.

Para discutir e aprofundar o debate sobre o segmento de turismo de negócios e eventos foi realizado na terça-feira, 07, o Seminário MICE SC. A sigla MICE é uma denominação internacional que significa Metings (Encontros), Incentives (Incentivos), Conferences (Conferências) and Exhibitions (Feiras).

Uma das palestrantes, a consultora Vaniza Shuller, falou sobre a necessidade de qualificar os funcionários e cuidar dos detalhes para o bom atendimento ao turista que viaja para negócios ou eventos. “É um público que tem exigências. Muitas vezes, quem viaja a trabalho deseja fazer as refeições no hotel. Quando ele se depara com uma cozinha fechada, fica frustrado com o atendimento que não atende suas demandas”, exemplificou.

No período da tarde aconteceram outras duas palestras. A primeira foi proferida pelo diretor da ICCA (International Congress and Convention Association) para América Latina, Santiago González, sobre o funcionamento do mercado associativo, seguida pelo debate em torno das oportunidades do turismo de eventos associativos.

Na sequência, Vanessa Guerra, coordenadora de projetos da Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras) falou sobre o mercado de feiras fora do eixo Rio-São Paulo e as oportunidades deste segmento turístico no país e no exterior. Em comum, ente outros aspectos, os dois palestrantes destacaram a necessidade da constante profissionalização dos setores envolvidos com a atividade turística. "O sucesso de uma feira depende de muitos aspectos, mas todos estão relacionados à qualificação da equipe que trabalha na realização do evento", frisou.

A última atividade da programação contou com a apresentação de três experiências de sucesso ligadas ao segmento de turismo de negócios e eventos: Giorgio Souza falou sobre as ações do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau; Ricardo Stodieck, secretário de Turismo de Blumenau e recém empossado presidente do Conselho Estadual de Turismo, apresentou detalhes da parceria público-privada na gestão do Parque Vila Germânica; e Alan Claumann falou da parceria da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) e Sebrae-SC, voltada à gestão, empreendedorismo e criatividade no Carnaval.

No encerramento do seminário foi apresentada a versão preliminar da Carta Santa Catarina MICE, que elenca as principais demandas do segmento. O texto final será divulgado nos próximos dias.

 

Foto: Eduardo Bridi

Ascom/SOL

48 3665 7436

 

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: SETUR | Tecnologia: Open Source | Acesso restrito